Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 23.10.17 - 20h32

Confederação das Mulheres do Brasil elogia atendimento do Hospital da Mulher do Recife

img_alt

Presidente da Confederação, Glaucia Morelli, visitou o Hospital na manhã desta segunda-feira, depois esteve com o prefeito Geraldo Julio onde compartilhou as boas impressões com o equipamento. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Nesta segunda-feira (23), a presidente da Confederação das Mulheres do Brasil (CMB), Glaucia Moreli, fez uma visita às instalações do Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, localizado no Curado. Gláucia, que foi recebida pela equipe do hospital, elogiou a estrutura da unidade e falou da importância de ter esse modelo em outros lugares do país. O HMR foi inaugurado em maio de 2016 e já fez mais de 418 mil atendimentos, realizando mais de 90 mil consultas.

A visita foi acompanhada pela diretora da CMB, Edna Costa, pela diretora médica do HMR, Cinthia Komuro, e outros funcionários. O ponto de partida foi o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos, que oferece à vítima de agressão uma linha completa de cuidados; do atendimento médico e equipe multidisciplinar até à perícia do IML e boletim de ocorrência (estes últimos, se a mulher assim desejar).

Em seguida, o grupo esteve na Emergência, que desde a inauguração do hospital, em maio de 2016, já atendeu 23.921 mulheres. Da Emergência, elas seguiram para o Centro de Parto Normal, que realiza cerca de 400 partos por mês, dos quais cerca de 80% naturais. A filosofia do parto humanizado praticada no Centro emocionou e levou às lágrimas, tanto Glaucia Morelli quanto Edna Costa.

“Como seria bom se outras mulheres no País pudessem se beneficiar desse modelo de assistência”, elogiou Morelli, ao final do encontro. “Ficamos felizes em ver o reconhecimento do trabalho realizado no Hospital da Mulher do Recife”, ressaltou Cinthia Komuro, diretora médica da unidade de saúde.

VISITA - Após a visita ao Hospital, Gláucia Morelli esteve com o prefeito Geraldo Julio, em seu gabinete, onde falou das suas impressões sobre o equipamento. "O Hospital da Mulher tem profissionais maravilhosos e tem uma estrutura que nós queremos levar para todo o Brasil. Pedi ao prefeito Geraldo Julio o apoio para discutirmos isso na Frente Nacional de Prefeitos, porque nós queremos este exemplo de garantia aos direitos das mulheres do Recife para outras mulheres do país.O Recife está de parabéns, as mulheres de Recife estão de parabéns porque lutaram, sensibilizaram o prefeito, e ele está de parabéns por ter se sensibilizado por estes direitos e realizado a construção deste equipamento", afirmou Gláucia Morelli.

A Confederação das Mulheres do Brasil (CMB) é uma entidade sem fins lucrativos que visa defender os Direitos da Mulher. Fundada em 1988, a Confederação coordena Federações de Mulheres Estaduais em 16 estados (Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Paraná; São Paulo; Rio de Janeiro; Minas Gerais;Goiás; Distrito Federal; Mato Grosso; Bahia; Pernambuco; Sergipe; Roraima;Alagoas e Amapá) que organizam Associações de Mulheres Municipais, com o objetivo de ampliar a participação feminina e a conquista de mais direitos.

O prefeito Geraldo Julio falou da satisfação em ouvir o depoimento da presidente. "Para nós é extremamente gratificante ver o esforço e o carinho que colocamos no Hospital da Mulher sendo reconhecido, por quem milita e entende do assunto. Acreditamos muito que este equipamento é, de fato, um diferencial para a saúde da mulher. Vamos sim dialogar e tentar disseminar esse modelo de política inclusiva, pensada para atender demandas tão específicas de parcelas da nossa sociedade", declarou o prefeito Geraldo Julio.

O Hospital da Mulher do Recife, localizado no bairro do Curado, é a primeira unidade de saúde de grande porte construída na gestão do município do Recife. A unidade, inaugurada em 10 de maio de 2016, foi construída e equipada por meio de recursos municipais, estaduais, federais. O HMR está o, instalado em uma área de 30 mil m² e atende mulheres do Recife a partir dos 10 anos de idade até a terceira idade.