Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 23.10.17 - 12h11

Curso de capacitação forma jovens do Recife para atuar no comércio varejista

img_alt

Atividade acontece no Compaz Eduardo Campos, numa parceria entre a Prefeitura do Recife, Instituto Walmart e Instituto Aliança, beneficiando cerca de 100 jovens (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Cerca de 100 jovens recifenses, entre 17 e 24 anos, estão participando de um curso de capacitação voltado para o mercado de trabalho no segmento varejista. Com um total de 330 horas e aulas duas vezes por semana, a capacitação faz parte do Programa Escola Social do Varejo (ESV) do Instituto Walmart, que é realizado em parceria com o Instituto Aliança e a Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e Segurança Urbana. As aulas acontecem no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha.

Cada matriculado tem direito a uniforme, material didático, lanche e auxílio transporte. A capacitação, que ocorre no Compaz pela primeira vez, prosseguirá até a 1ª quinzena de janeiro. Educador do Instituto Aliança e responsável pela capacitação, Jocemar Barbosa Filho lembra que na capital pernambucana foram ofertadas 100 vagas distribuídas em quatro turmas de 25 alunos. “Além de preparar esse jovem para atuar no varejo, o programa ESV garante vaga direta de emprego após os cinco meses do curso”, explica. “Outro grande diferencial é que não oferecemos apenas qualificação profissional, mas uma completa formação cidadã, o que inclui questões sociais, emocionais e de comportamento”, acrescenta.

A gerente-geral do Compaz Santa Terezinha, Mayse Cavalcanti, ressalta a importância da iniciativa para os jovens da comunidade. “Essa parceria chegou no momento certo, pois oferece uma oportunidade de formação profissional para uma faixa etária de jovens que são atendidos pelo Compaz e precisam, com urgência, ingressar no mercado de trabalho”, garante, depois de elogiar também as orientações para a vida que fazem parte do conteúdo do curso.

Entusiasmada pela oportunidade de se qualificar na área varejista, Jéssica Mousinho da Silva, de 18 anos, moradora do Vasco da Gama, conta que ficou sabendo do curso pela internet. “Algumas amigas também incentivaram minha inscrição. Estou gostando muito, não só pelo conteúdo didático, mas também pelas orientações de como se comportar, se vestir e até usar as redes sociais”, frisou. Colega de turma da jovem, Eduardo Filipo da Silva, de 21 anos, morador do Alto da Conquista, diz que durante o curso está se sentindo como uma flor que desabrocha. “Trata-se de um curso transformador, que nos ensina e orienta para a vida profissional, pessoal e social”, elogiou.

SAIBA MAIS - Iniciado em 2010, O Programa Escola Social do Varejo (ESV) tem como objetivo qualificar jovens para a atuação em empresas varejistas de pequeno, médio e grande porte, através da aquisição de competências básicas e específicas que respondam às necessidades do mercado de trabalho no Brasil.