NOTÍCIAS

Cultura | 23.11.11 - 15h56

João da Costa visita obras do RioMar Shopping

Acompanhado pelo empresário João Carlos Paes Mendonça, o prefeito conheceu o canteiro de obras, o galpão onde funciona o Instituto JCPM de Compromisso Social e o refeitório

A convite do empresário João Carlos Paes Mendonça, o prefeito do Recife, João da Costa, visitou, na manhã desta quarta-feira (23), o terreno onde está sendo construído o RioMar Shopping, no Pina. Na ocasião, o gestor municipal percorreu o canteiro de obras, o galpão onde funciona o Instituto JCPM de Compromisso Social, o espaço de descanso dos funcionários da obra e o refeitório, onde todos almoçaram.

“Muito positiva a visita, esse shopping é um empreendimento que, até janeiro, vai gerar três mil empregos, principalmente para a juventude de Brasília Teimosa, do Pina, do Bode, dessa região, isso é muito importante do ponto de vista social e econômico. O maior empreendimento comercial que se instala no Recife ampliando a cidade e a consolidando como um lugar onde o comércio é moderno e principalmente gera muito emprego”, disse o prefeito João da Costa, lembrando ainda que o Recife vem crescendo muito neste setor, como comprovam os dados do Caged de outubro deste ano “A Prefeitura tem investido bastante na qualificação profissional por meio do programa Recife das Oportunidades, que em um ano capacitou 8 mil pessoas. A Cidade atingiu a marca de 5.342 novos empregos formais gerados em outubro, segundo o Caged, liderando o índice de geração de novos cargos em Pernambuco, que teve 7.421 novas vagas celetistas geradas. Isso tem atraído cada vez mais investimentos para a cidade e novas empresas estão chegando”, complementou.

[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157628116469615"]

Atualmente 95% das obras de estrutura do RioMar estão prontas, e do acabamento, faltam 50%. A previsão é de que até dezembro deste ano todo o trabalho, que foi iniciado em setembro de 2010, seja concluído. “Já começamos a entregar parte, principalmente a do cinema, que terá 12 salas, com alta tecnologia. Em julho vamos entregar todas as lojas, antecipando em aproximadamente 60 dias. Confirmamos que a inauguração do RioMar será no dia 29 de outubro do próximo ano, uma segunda-feira, às 18h”, afirmou Paes Mendonça.

Na ocasião, João da Costa lembrou projetos e ações da Prefeitura que, junto com o empreendimento, beneficiarão a população do entorno. “Aqui ao lado vai passar a Via Mangue, já entregamos a primeira etapa do Conjunto Habitacional Via Mangue I, que abriga 160 famílias que moravam em barracos e palafitas do entorno e até janeiro estaremos entregando mais apartamentos. Assim, as pessoas que moravam em condições precárias podem ter uma residência decente. Além disso, essas pessoas terão oportunidade de serem treinados pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça e os jovens a chance, já a partir do próximo ano, de fazerem parte das sete mil pessoas que vão trabalhar no estabelecimento”.

São melhorias para a vida de muita gente, como a operadora de máquinas Valquíria Moreira, moradora do Bode desde que nasceu, há 34 anos, e pela primeira vez conseguiu um emprego. “Realmente a construção do RioMar e os trabalhos que estão sendo executados pela Prefeitura na região têm sido muito bons para nós. É um privilegio poder construir um shopping como esse e tudo o que tenho aprendido desde janeiro, quando comecei, e vou aproveitar para crescer ainda mais e continuar trabalhando aqui”, disse Moreira.

João da Costa foi acompanhado pelas secretárias Ceça Britto (especial de Relações com a Imprensa) e Maria José De Biase (Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras ),da presidente da URB, Débora Mendes, e do coordenador do OP, Augusto Miranda.