NOTÍCIAS

Cultura | 23.11.11 - 09h10

Prefeitura promove mais um ciclo de Palestras do “Escola para Pais”

Cerca de 100 beneficiários do Bolsa Escola Municipal , entre pais e alunos da Escola Municipal Paulo VI, localizada na RPA 2, participarão do encontro

Por Thayse Medeiros

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, realiza nesta quarta-feira (23), às 14h, mais um encontro do ciclo de palestras do “Escola para Pais”. O evento acontece na 3ª Vara da Infância e da Juventude, no bairro da Boa Vista. Na ocasião, cerca de 50 pais beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal assistirão à palestra que terá como tema “O Poder Judiciário no Enfrentamento à Violência”, proferida por representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

O “Escola para Pais” é fruto de uma parceria do Programa Bolsa Escola Municipal (PBEM) e Programa Escola que Protege, com o Centro de Referência Interprofissional na Atenção a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência da Capital, da 1ª Vara dos Crimes Contra a Criança e o Adolescente. Mensalmente são realizados dois encontros, um envolvendo os pais e outro os filhos beneficiários do PBEM.

Na próxima sexta-feira (25), às 15h, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, mais um encontro será realizado, desta vez com filhos beneficiários do PBEM. Na ocasião, representantes do Programa Escola que Protege falarão sobre os riscos da utilização de drogas, para 50 crianças e adolescentes, que estudam na Escola Municipal Paulo VI, localizada na RPA 2, bairro da Linha do Tiro.

Nos dias 26 e 31 de outubro, duas palestras do Ciclo “Escola para Pais” foram realizadas com a participação de beneficiários. Foram abordados temas como o combate ao trabalho infantil, o direito das crianças à educação e ao lazer, além das oportunidades oferecidas pelo PBEM para a profissionalização das famílias beneficiárias.

O presidente do Conselho Municipal de Educação, Geraldo Nóbrega, conversou com as mães sobre o relacionamento delas com os conselheiros tutelares no combate ao trabalho infantil. “Apesar de serem proibidos pelo estatuto, os casos de exploração infantil vêm crescendo nos últimos anos. É interessante que os pais compreendam como é importante que as crianças deixem de trabalhar e frequentem a escola, diminuindo a evasão escolar e melhorando o desenvolvimento educacional”, comenta. No mês de dezembro a escola convidada para participar das palestras será a Professor Nilo Pereira, localizada na RPA 3, no bairro de Casa Amarela.