NOTÍCIAS

Turismo | 23.11.16 - 18h58

Olha! Recife Inclusivo abre inscrições nesta quinta (24) para último passeio de novembro

Passeio gratuito será dedicado aos sons, cores e histórias do maracatu, uma das mais importantes tradições de matriz africana do Brasil

 

Projeto da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer, que oferece passeios gratuitos para pessoas com deficiência, o Olha! Recife Inclusivo fará sua segunda saída de novembro no próximo sábado (26). Dedicado às influências da cultura africana nas paisagens da capital pernambucana, o passeio tem como destino a sede do Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, criado no terreiro Ylé Obá Oguntê, ou Sítio do Pai Adão, o segundo mais antigo terreiro do país em tradição nagô.

Os inscritos vivenciarão o ritmo de matriz africana que surgiu no Brasil para aprender mais sobre a dança, músicas, adereços e ritos. Na volta, o grupo fará uma parada no Marco Zero para contemplar a passagem do Recital do Cais, catamarã com uma orquestra de 12 músicos a bordo, que providencia uma trilha sonora à altura do espetáculo que é o pôr do sol recifense.

O passeio sai às 14h da Praça do Derby  (da rua lateral, que tem uma agência do banco Bradesco na esquina) e retorna às 18h horas para o mesmo local.

As inscrições podem ser feitas amanhã (24), a partir das 9h, por telefone. Os interessados devem ligar para o número (81) 3355-8605. Ou, se pessoa surda, mandar e-mail para:olharecifeinclusivo@gmail.com.

Serão disponibilizadas 43 vagas: 29 em um micro-ônibus e 14 em duas vans adaptadas para pessoas com diferença intelectual, surdos, cegos, cadeirantes, usuários de muletas, andadores, com redução/amputação de membros  e/ou próteses, além de pessoas idosas com mobilidade reduzida e acompanhantes.

Completam as vagas os representantes da Secretaria de Turismo e Lazer, que recebem e acomodam os inscritos, além do receptivo. Os passeios contam com guia de turismo, um intérprete de língua Brasileira de Sinais (Libras) e um audiodescritor para possibilitar que o conteúdo oferecido seja visto, sentido, assimilado e vivenciado por todos.

O Olha! Recife Inclusivo é resultado de uma parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte e o Sindicato das Empresas de Fretamento de Pernambuco (Sinfrepe), a Santur Viagens e a Asa Branca Turismo.