Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 23.11.16 - 20h53

Profissionais de saúde do Recife discutem sobre a saúde integral do homem

img_alt

Foram lançados dois guias que orientam sobre o cuidado do público masculino com a saúde (Foto: Cortesia)

 

O homem no contexto do Zika Vírus e o cuidado à criança foram assuntos abordados durante esta manhã de quarta-feira (23) com 120 profissionais da rede de saúde do Recife, no auditório do Forte das Cinco Pontas, bairro do Recife. Agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros e equipe gestora dos oito distritos sanitários participaram do II Seminário Municipal de Saúde do Homem, promovido pela Secretaria de Saúde do Recife , dentro da programação do Novembro Azul, mês voltado para o cuidado com a saúde da população masculina. Na ocasião, também houve o lançamento de dois guias de saúde do homem:  Guia de Saúde do homem para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e o Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde.

O primeiro guia mostra a importância da participação do ACS na conscientização dos homens na prevenção de doenças. “São eles quem sabem como esses homens são em sua diversidade, como se relacionam com o território, com a comunidade e os serviços de saúde”, avaliou Rafaela Marques, coordenadora da Política de Saúde do Homem. Já o segundo guia, busca contextualizar a importância do envolvimento consciente e ativo de homens adolescentes, jovens adultos e idosos em todas as ações voltadas ao planejamento reprodutivo e, ao mesmo tempo, contribuir para a ampliação e a melhoria do acesso e acolhimento dessa população pelos serviços de saúde.

“Nós temos a responsabilidade de cuidar da saúde integral do homem. Os profissionais da atenção básica são os incentivadores desse público, estimulando a procura pelos serviços da rede para realizar exames preventivos.  Doenças como tabagismo, álcool, diabetes, hipertensão podem ser controladas e o homem precisa estar consciente disso", pontuou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, acrescentando que atividades como essas visam ampliar o acesso a promoção da saúde e a prevenção de doenças e agravos de saúde da população masculina. 

“Esse é o momento de dividir experiências e aprender mais. A política voltada para a saúde do homem é recente e vem alcançando importantes resultados”, disse o enfermeiro João Andrade, profissional da unidade de Sítio Grande, na Imbiribeira, que participou do Seminário.        .

Também participaram do seminário, a representante do Ministério de Saúde, Kátia Souto, a gerente Estadual de Saúde do Homem,  Valéria Pastor, a gerente Geral de Políticas Estratégicas e Atenção Básica, Zelma Pessôa e representante da coordenação da Criança e do Adolescente do Recife, Paulo Frias.

Ação na PCR - Nesta manhã, no Centro de saúde Professor César Montezuma, localizado no 1º andar do Edifício Sede da PCR, ainda dentro da programação do Novembro Azul, motoristas puderam fazer testes rápidos de HIV, sífilis, de glicemia e aferir a pressão arterial. Também foram distribuídos preservativos masculinos, kits de saúde bucal (creme dental + escova) e materiais educativos sobre saúde do homem.  Lenildo Cunha, 54 anos, motorista da Prefeitura do Recife, justificou que os homens não cuidam da saúde por conta das várias atividades que possuem.  " Ações de saúde para o homem no trabalho são muito importantes, porque o homem só procura o posto de saúde quando está doente", revelou.  Na ocasião, a equipe de saúde realiza três palestras com o objetivo de estimular os cuidados do homem com a saúde. Câncer de pênis, de próstata e saúde bucal foram os temas abordados.