Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 23.11.17 - 19h52

Cerca de 90 mil recifenses podem emitir a ID Jovem para ter direito à meia-entrada

img_alt

O documento está disponível para os jovens de baixa renda há quase um ano, mas apenas mil recifenses se cadastraram. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude, lançou o Programa Identidade Jovem na capital pernambucana, nesta quinta-feira (23). O objetivo do evento, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, foi divulgar a ID Jovem – documento que dá acesso à meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além de descontos (ou até gratuidade) em viagens interestaduais para os jovens de baixa renda. Apesar de a emissão do cartão estar disponível há quase um ano, cadastraram-se apenas 1.178 dos cerca de 90 mil recifenses que se encaixam no perfil exigido.

Para garantir que os jovens tenham garantido seu direito de acesso à cultura e ao lazer, conforme determina o Estatuto da Juventude (Lei Federal n° 12.852/2013), a ID Jovem é destinada às pessoas que têm entre 15 e 29 anos e cujas famílias têm renda mensal de até dois salários mínimos, sendo inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Não é preciso ser estudante para ter direito ao benefício.

"Há um ano que a Secretaria Nacional de Juventude garantiu esse direito, mas poucos recifenses fizeram o cadastro. O papel da Secretaria Executiva de Juventude do Recife é disseminar essa informação para fazer chegar até os jovens esse direito garantido pelo Estatuto da Juventude. Para isso, vamos capacitar servidores da Prefeitura do Recife e divulgar nas escolas e em outros espaços”, disse a secretária-executiva de Juventude do Recife, Camila Barros.

consultor da Secretaria Nacional de Juventude, Gilmar Dias, explicou como os jovens podem ter acesso ao documento. “Basta acessar o site criado pela Secretaria Nacional de Juventude (http://idjovem.com/), preencher os dados solicitados e gerar o cartão. É preciso inserir o Número de Identificação Social (NIS). Também é possível gerar o documento pelo celular, baixando o aplicativo criado pelo Governo Federal”.

Quem tiver dificuldade para acessar a internet e emitir a ID Jovem pode procurar a Secretaria Executiva de Juventude do Recife, que fica na Avenida Norte, nº 5.600, em Casa Amarela. O telefone da Secretaria Executiva é o 3355-2586.

Para utilizar o documento, basta imprimir ou mostrar a imagem do cartão, junto com um documento oficial com foto, quando for adquirir o bilhete ou ingresso em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol, museus, entre outros. Um dos benefícios garantidos pela ID Jovem é a gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais. A ID Jovem é um direito previsto no Estatuto da Juventude e regulamentado pelo Decreto n° 8.537/2015.

O jovem Ícaro Emanuel de Souza, 20 anos, aluno da Escola Profissionalizante Dom Bosco, disse que ia emitir o documento hoje mesmo, assim que chegasse em casa e estivesse com seu Número de Identificação Social. “Já tinha ouvido falar da ID Jovem, mas não sabia como emitir o cartão. Só tenho carteira de estudante até o fim deste ano porque já estou terminando meu curso. Como para usar a ID Jovem não precisa estar estudando, vai ser perfeito pra mim, pois só recebo R$ 400 do estágio e adoro ir ao cinema e ao teatro. E também vou tentar aproveitar pra viajar de graça e conhecer os parentes que tenho em São Paulo”, planeja o estudante. 

CADASTRO ÚNICO – Quem tem entre 15 e 29 anos, tem baixa renda e ainda não é inscrito no CadÚnico pode se dirigir à Central de Atendimento do Cadastro Único do Recife para ver se enquadra-se no perfil dos beneficiários da ID Jovem. A Central fica na Rua do Imperador Dom Pedro II, n° 307, bairro de Santo Antônio, e funciona das 7h às 17h. Também é possível fazer a inscrição nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). É necessário levar documentos de todas as pessoas da casa: RG, CPF, carteira de trabalho (de quem é de maior), título de eleitor, comprovante de residência e, no caso das crianças, registro de nascimento. Quem tiver dúvidas pode ligar para o telefone 0800 707 2003.