Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 23.11.18 - 13h38

Final de semana de teatro, passeio de catamarã e exposições artísticas

img_alt

Neste final de semana, o recifense tem diversas alternativas para se divertir. A Prefeitura do Recife oferece o 20° Festival Recife de Teatro Nacional, Ação Social no Sítio, passeios pelo Olha!Recife e exposições em museus (Foto: Divulgação)

 

A Prefeitura do Recife, através das suas secretárias, promove um final de semana recheado de opções de lazer e diversão para toda a família. O 20º Festival Recife do Teatro Nacional, por exemplo, só encerra no domingo (25). O projeto Ação Social no Sítio comemora cinco anos no sábado com vários serviços para os visitantes do Sítio Trindade. O Olha! Recife vai realizar passeio de catamarã no sábado. Domingo também haverá o Recife Antigo de Coração. E não falta programação no MAMAM, na Galeria Janete Costa, no Museu da Cidade do Recife e muito mais.

O 20º Festival Recife do Teatro Nacional, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, que teve início no último dia 18, encerra a sua programação no próximo domingo. Desta sexta (23) até o último dia do Festival, seis peças ainda serão apresentadas

Duas delas são produções nacionais e inéditas na cidade: LTDA., do Coletivo Ponto Zero, do Rio de Janeiro; e A Gaiola, da também carioca Camaleão Produções Culturais e LTDA. De Pernambuco, integram a programação também: Próxima, solo da atriz Cira Ramos; Em Nome do Desejo, da Galharufas Produções; Espera o Outono, Alice, do Amaré Grupo de Teatro; e Pro(Fé)Ta – O Bispo do Povo, do Coletivo Grão Comum. Os ingressos custam R$ 10 (R$ 5 para estudantes) e serão vendidos nas bilheterias de cada teatro, a partir das 16h. Veja: http://www2.recife.pe.gov.br/sites/default/files/programacao_20festivalrecifedoteatronacional.pdf

Outra novidade é que o Ação Social no Sítio comemora cinco anos no próximo sábado. Para celebrar a data, das 9h às 12h, os visitantes do Sítio Trindade, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, vão poder usufruir de serviços diversos ligados as áreas de saúde, beleza, arte e cidadania. O projeto é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Saiba mais: (81) 3355-3410.

Quem ainda não conferiu a mostra gratuita Autopoese, só tem até o próximo domingo para comparecer ao Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) e apreciar o trabalho do multifacetado artista Alexandre Dacosta. O acervo conta com 12 vídeos poéticos-experimentais de curta duração e mais 60 obras tridimensionais, como a Rãdiografia, o raio-x de uma rã, exposto sobre uma caixa de luz, onde se lê o poema: “a rã coaxa ao rés do brejo parco/acha que chá de sumiço é mergulho no charco”. O MAMAM funciona  das 12h às 18h, de terça a sexta, e das 13h às 17h, aos sábados e domingos. Contato: (81) 3355-6871.

Na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, os visitantes podem aproveitar o colorido da mostra Transistor de Jota Zer0ff. São 25 trabalhos, entre pinturas de spray sobre madeira, lápis sobre papel e painéis nas paredes da galeria. A exposição leva a arte urbana do graffiti para dentro dos espaços expositivos convencionais de arte. A entrada é gratuita e o horário de visitação aos sábados é das 14h às 20h; aos domingos, das 15h às 19h. Informações: 3355-9825 ou galeriajanetecosta@gmail.com.

E quem visitar o Museu da Cidade do Recife vai ver a exposição Cinco Pontas, com pinturas e documentos que passeiam por várias épocas e contam o papel da edificação em momentos históricos marcantes da capital pernambucana. No sábado, crianças e adultos poderão participar também da atividade O Forte e o Tempo, partilhando o desafio de construir o seu próprio forte. Saiba mais: (81) 3355-9540.

Já o Paço do Frevo, espaço de salvaguarda do ritmo mais representativo da cidade, vai encher de clarins o fim de semana recifense. O espaço estará aberto durante o final de semana das 13h às 17h. Confira: www.pacodofrevo.org.br ou ligue (81) 3355-9500 para mais informações.

O Olha! Recife promove mais um passeio pelo rio Capibaribe, neste sábado. É uma oportunidade de conhecer a cidade de outro ângulo e, no percurso,  será possível ver o encontro do rio com o mar, a Cruz do Patrão, o manguezal da Rua da Aurora, o farol do porto e antigas construções à beira-rio como o Palácio Joaquim Nabuco, a igreja madre de Deus e o antigo Grande Hotel do Recife.

Mais tarde, a edição especial do Olha! Recife Curiocidades traz histórias ligadas ao mês da consciência negra na cidade. O roteiro conta com a participação de atores que interpretam personagens da história do Recife. Na caminhada, estão o local de um antigo mercado de escravos na cidade, a memória de Naná Vasconcelos no Marco Zero, Dona Santa, Badia, Zumbi, Solano Trindade e o baobá da Praça da República, que servirá de cenário para uma das cenas do roteiro espetáculo.

No dia seguinte, domingo, o roteiro do projeto vai abordar o surgimento do movimento modernista e algumas das primeiras edificações erguidas por aqui, especialmente no centro da cidade como, o prédio da Secretaria da Fazenda, o edifício Independência, Igarassu, Bancipe, Edifício Santo Antônio e Bandepe.

Além disso, domingo é o último domingo do mês e, como já é tradição na cidade, é dia de juntar a família e os amigos e curtir o bairro mais antigo da cidade. O Recife Antigo de Coração, programação realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, traz atrativos culturais, esportivos e de lazer para todas as idades. A Feira Japonesa, que já completa 22 anos, também acontece neste mesmo dia. Os apaixonados por bike vão contar com a Ciclofaixa de Turismo e Lazer para chegar ao bairro, já que as três rotas, que somam 36,5 km, convergem no Recife Antigo. As pessoas com deficiência poderão utilizar o serviço Bike Sem Barreiras, projeto que promove a inclusão social, oferecendo bikes acessíveis.

 

Clique e confira a programação do 20º Festival Recife do Teatro Nacional