NOTÍCIAS

Administração | 23.12.16 - 11h30

Abre e fecha dos dias 24 e 25 de dezembro

 

O próximo final de semana será marcado pela comemoração do Natal. Mas o recifense terá opções de lazer na véspera (24) e no dia de Natal (25). Para o sábado e o domingo, as opções são diversas, como o Jardim Botânico do Recife (JBR), que funciona normalmente, das 9h às 15h30. Outra opção é a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que também funcionará no domingo. Além das várias programações disponíveis no Marco Zero, no Parque Santana, nos museus e teatros da cidade. Confira o que abre e fecha nos serviços prestados pela Prefeitura:

 

PREFEITURA – Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam aos sábados e domingos.

CONTRIBUINTE – A Central de Atendimento ao Contribuinte, localizada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e a unidade de atendimento que funciona no posto do Expresso Cidadão do Cordeiro, estarão fechadas, pois não funcionam aos domingos.

EDUCAÇÃO – As escolas e creches-escolas municipais não funcionam aos sábados e domingos.

CIDADANIA – O Compaz do Alto Santa Terezinha entre em recesso neste sábado (24) e só retorna às atividades no dia 3 de janeiro. As bibliotecas municipais não abrem aos sábados e domingos.

MERCADOS E FEIRAS – A Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, no sábado (24), os mercados públicos e as feiras novas de Água Fria e Nova Descoberta funcionarão em horário especial, das 6h às 13h, assim como o Mercado das Flores e o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo). No dia de Natal, domingo (25), os equipamentos seguem o mesmo horário. As feiras livres dos bairros acontecem normalmente nos dois dias.

TRÂNSITO – Os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestado pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Companhia, funcionarão normalmente no feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do 0800.081.1078. Os demais serviços de atendimento ao público da CTTU não funcionam aos sábados e domingos.

 

TURISMO E LAZER

 

Dia 24

Academia Recife - O projeto, que disponibiliza 13 academias gratuitas com equipamentos em aço inox em várias partes da cidade para favorecer o usufruto dos espaços públicos e assegurar mais saúde e qualidade de vida para a população, funciona normalmente neste sábado (24). As Academias estarão abertas das 5h30 às 12h30.

Dia 25

Lazer na Rua - Neste domingo natalino (25), o Lazer na Rua também funcionará normalmente, resgatando o usufruto dos espaços públicos pela população para a realização de atividades recreativas e comunitárias. Ao todo, 47 ruas ficam fechadas, todo domingo e feriado, das 8h às 17h. Na Avenida Boa Viagem, no trecho em frente ao Segundo Jardim, o projeto tem seu principal representante.

Ciclofaixa de Turismo e Lazer - Para queimar as calorias da ceia de Natal, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer é uma boa alternativa de lazer neste domingo (25). O projeto, que reserva um espaço em várias vias da cidade para tráfego exclusivo de bicicletas das 7h às 16h, conta com três rotas, que cortam mais de 30 bairros e totalizam 36,5 quilômetros.

Olha! Recife - Projeto que leva recifenses e visitantes para conhecer os atrativos e paisagens da cidade em roteiros gratuitos de bicicleta, a pé, de catamarã e de ônibus, o Olha! Recife, que atendeu 17.251 pessoas e ofereceu 429 roteiros turísticos desde 2013 até o último dia 18, entrará de recesso. Não haverá passeios neste fim de semana.

 

Especial de Natal 

Recife Antigo de Coração/ Baile do Menino Deus - Em função da programação natalina oferecida de graça nas ruas da cidade, o Recife Antigo de Coração não será realizado neste último fim de semana de dezembro. Desta sexta até o próximo domingo (25), o Marco Zero se transforma em palco para um dos mais tradicionais enredos natalinos do Nordeste, o Baile do Menino Deus. O espetáculo, escrito há 33 anos por Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima e encenado num palco ao ar livre desde 2004, terá três apresentações, sempre às 20h. A realização é da Relicário Produções, com patrocínio da Prefeitura do Recife. O espetáculo reúne danças, músicas e personagens típicos da cultura nordestina em uma opereta que celebra a renovação da esperança, através do nascimento de Jesus.

Natal para sempre

Parque Santana, o espetáculo Natal para Sempre, oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, para celebrar a imaginação, o amor ao próximo e a solidariedade entre os recifenses. A apresentação  que acontece ainda nos dias 23, 24 e 25 começa sempre às 19h. Com 18 bailarinos em cena, o Natal para Sempre conta a história de uma menina que encontra um livro mágico, de onde escapolem para a vida real Pinóquio, Peter Pan, João do Pé de Feijão, o Lobo Mau e muitos outros protagonistas de histórias infantis clássicas. Juntos, eles compartilham muitas aventuras e coreografias até o final feliz dessa história que está virando tradição natalina entre os recifenses. Gratuito e a céu aberto, o musical tem uma hora de duração.

 

EMPREENDEDORISMO – As Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife não funcionam aos sábados e domingos.

EMPREGO – As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e a Agência Universitária, localizada na Facipe, não funcionam aos sábados e domingos.

MULHER – O Centro de Referência Clarice Lispector, voltado para o acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência, e o Centro da Mulher Metropolitana Julia Santiago, localizado no bairro de Brasília Teimosa, não funcionam aos sábados e domingos.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionam aos sábados e domingos, exceto as casas de acolhida do IASC.

MEIO AMBIENTE – O Jardim Botânico do Recife estará aberto normalmente neste sábado (24) e no domingo, feriado de Natal (25/12), no horário das 9h às 15h30. Será possível visitar os sete jardins temáticos (de bromélias, orquídeas, cactos, plantas medicinais, das palmeiras, plantas tropicais e sensorial, em que o visitante experimenta texturas, sabores e cheiros das plantas). Não haverá trilhas monitoradas. O Jardim Botânico do Recife está localizado na BR-232, s/n, bairro do Curado. Já o Econúcleo Jaqueira, localizado no Parque da Jaqueira, Zona Norte da cidade, estará fechado tanto na véspera quanto no dia de Natal. As atividades serão retomadas na quinta-feira (29/12), com jogos digitais sobre meio ambiente, oficina de origami, contação de história e trilha ambiental.

CULTURA - O Museu da Cidade do Recife estará aberto nos sábados 24 e 31 de dezembro, no horário das 9h às 12h. No local, o público pode conferir duas exposições: a “Doc(e) Recife”, que traz a evolução do Recife à luz da cana-de-açúcar e à sombra da escravidão; e a exposição “Desterro: enquanto eles cresciam” , da artista visual pernambucana Juliana Notari que apresenta o conjunto de obras concebidas ao longo dos dois anos em que a artista ficou sem cortar ou retirar os pelos do seu corpo. O Museu está localizado no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, Recife. Sítio Trindade estará aberto tanto no feriado de Natal, como do Ano Novo, para quem quiser caminhar, fazer uma atividade física ou simplesmente dar uma relaxada, no horário das 5h às 19h. O Sítio fica na Estrada do Arraial, em Casa Amarela. Os demais equipamentos culturais do Recife estarão fechados nos dias de Natal (24 e 25) do réveillon (31 de dezembro e 1º de janeiro).

SAÚDE – Neste sábado (24) e domingo (25), as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais já não funcionam aos sábados e domingos.

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Bandeira Filho) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.