Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 23.12.20 - 12h27

Recife celebra a semana de Natal com grandes espetáculos na internet e Nataliocas nas ruas

img_alt

Até o próximo dia 26, programação contará com exibições televisivas e virtuais dos já tradicionais espetáculos natalinos Baile do Menino Deus e Natal para Sempre, além das Nataliocas distribuindo alegria e tradições pelas ruas (Foto: Divulgaçāo)

 

Em sua segunda semana de atividades, o Ciclo Natalino preparado pela Prefeitura do Recife segue nos próximos dias, inovando e subvertendo tempos tão duros com uma programação cultural toda virtual e volante para assegurar saúde e distribuir esperança em tempos melhores para todo recifense. 

Realização da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, com patrocínio da Ambev, a programação contará esta semana com receptivo natalino no aeroporto e exibições televisivas e virtuais dos já tradicionais espetáculos natalinos Baile do Menino Deus e Natal para Sempre. No dia 25, as Nataliocas ganham a cidade, levando a alegria e as tradições da cultura popular pela cidade.

 

RECEPTIVO

 

Para receber com festa os turistas que desembarcam no Aeroporto Internacional do Recife para celebrar o ciclo que já virou um dos principais cartões postais da cidade, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife promove nesta quarta-feira (23) o quinto e último dia de receptivo, das 14h às 18h.

 

Receptivo aeroporto

 

Dia 23

14h às 16h - Pastoril UR3 Ibura

16h às 18h - Pastoril Jardim da Alegria

 

NATAL PARA SEMPRE

 

Espetáculo que já integra o calendário festivo da cidade, o Natal Para Sempre será transmitido no dia 25 de dezembro, ao meio dia, na TV Jornal. O conto de fadas natalino mistura música, dança e magia e será gravado no Teatro do Parque, dias antes da exibição. O musical, concebido pela bailarina Andréa Carvalho, conta a história de uma menina e um livro mágico, repleta de seres fantásticos como Pinóquio, bonecos de chumbo e bailarinas.

 

BAILE DO MENINO DEUS

 

Em um momento de isolamento social vivido no mundo inteiro, o Baile do Menino Deus convida os brasileiros para “abrirem suas portas” para a chegada do “Menino Divino”. O espetáculo natalino, produzido pela Relicário Produções/Carla Valença, e dirigido por Ronaldo Correia de Brito, que reúne milhares de turistas e conterrâneos no Marco Zero do Recife há 17 anos, contará a história mais famosa do mundo de uma forma diferente. Este ano, o espetáculo que faz uma leitura lúdica do nascimento de Jesus Cristo, chegará nas casas dos brasileiros entre os dias 23 a 26 de dezembro, pelas plataformas digitais e TV. O filme também estará disponível pelo site, com libras e audiodescrição.

 

A transmissão será nos dias 23, 24 e 25, às 20h, de dezembro pelo www.youtube.com.br/bailedomeninodeuswww.bailedomeninodeus.com.br. No dia 26 de dezembro, às 14h, o Baile será exibido pela TV Globo.

 

NATALIOCAS

 

No dia 25, as tradições da cultura popular nordestina voltam a circular pela cidade, convidando a população a celebrar em casa o ciclo natalino. Ganhando as ruas de todas as Regiões Político Administrativas (RPAs) da cidade, sob a alcunha festiva de Nataliocas, mais quatro atrações garantirão a festa nas varandas, sacadas e calçadas Recife afora, distribuindo emoção entre os recifenses.

 

Dia 25

Natalioca 1

16h às 18h - Pastoril Achyles

18h às 20h - Pastoril Vovó Alzira

 

Natalioca 2

16h às 18h - Pastoril Sonho de uma Adolescente

18h às 20h - Pastoril Campinas Alegres

 

 

RÉVEILLON

 

A chegada de 2021 será celebrada com generosas doses de esperança e criatividade. Em vez dos tradicionais espetáculos de música e fogos de artifício na orla de Boa Viagem e em outros pontos da cidade, a festa vai ter que ser dentro de casa, para evitar a disseminação do vírus. Mas a Prefeitura do Recife não vai deixar de fazer brilhar os olhos dos recifenses, tão ansiosos para testemunhar tempos de saúde e alegria, beleza e leveza. No lugar dos tradicionais fogos de artifício, o céu ganhará um show de luzes, que serão projetadas de cima de prédios localizados em pontos estratégicos da cidade para garantir visibilidade ao maior número possível de pessoas, da janela e da varanda de casa. Até a música está garantida. Para embalar o espetáculo luminoso, a Frei Caneca FM preparou uma trilha sonora, que será executada na frequência 101.5 FM à meia-noite.

 

QUEIMA DA LAPINHA

 

O Ciclo Natalino só encerra no dia 6 de janeiro, com a realização da Queima da Lapinha, tradição religiosa do século XIX, trazida pelos jesuítas para o Brasil, cujo simbolismo está relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. Feita de folhagens secas e incensos, a lapinha é queimada para consagrar o ciclo ao fogo, saudando o Carnaval que se anuncia incerto, em função da pandemia. 

Este ano, o cortejo dos pastoris será nas Freviocas, com saída do Parque Dona Lindu. A Lapinha será queimada no Sítio Trindade, sem a participação do público.