NOTÍCIAS

Cultura | 24.01.15 - 16h06

Prefeito acompanha o primeiro dia de atividades do projeto Praia Limpa

A campanha garante a orientação de banhistas e comerciantes da orla de Boa Viagem e do Pina sobre preservação e manutenção do meio ambiente. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)


O verão está com tudo e com isso uma grande quantidade de pessoas vai às praias aproveitar a época mais solar do ano. Pensando na manutenção da orla sempre limpa, além da conscientização das pessoas com o ambiente nesta época do ano, a Prefeitura do Recife, em parceria com a Rede Globo Nordeste, iniciou neste sábado(24) mais uma edição da campanha Praia Limpa, ação que vai levar orientações e informações para os banhistas de Boa Viagem e do Pina ao longo de cinco meses.

O prefeito Geraldo Julio acompanhou de perto o lançamento do projeto e iniciou a distribuição dos saquinhos biodegradáveis de lixo para a população, além das pulseirinhas de identificação para crianças e camisas de proteção UV para os barraqueiros da praia. "O Praia Limpa é um trabalho de educação ambiental, que pensa não só na limpeza da praia, como na segurança das crianças e dos trabalhadores da orla também", destacou o gestor.

Durante a campanha, monitores identificados estarão espalhados nos 8,5 km de praia, orientando as pessoas sobre práticas sustentáveis, distribuindo cerca de 1,5 milhão de saquinhos de lixo e as pulseirinhas de identificação para crianças, sempre entre as 9h e 15h, maior fluxo de pessoas na orla. "Os trabalhadores da praia também serão grandes parceiros do projeto, e receberão camisas com proteção UV que os identificam como agentes da campanha, além de ajudar na coleta recolhendo o lixo de suas áreas", afirmou o prefeito.

O barraqueiro Severino Francisco da Silva foi o primeiro a receber a camisa UV das mãos do prefeito Geraldo Julio e garantiu colaborar com o projeto. "Vou orientar meus clientes a me ajudarem também, colocando sempre o lixo no saquinho que vamos distribuir. Estou vestindo realmente a camisa dessa campanha", disse o trabalhador, que imediatamente colocou a camisa com a identificação do projeto.

A cada 1km da orla da praia será posicionado um estande de apoio de distribuição de material, onde monitores estarão habilitados para ajudar no caso de crianças perdidas. Além disso, o projeto instalou lixeiras com sacos de 100 litros a cada 50 metros de praia, para a coleta seletiva de recicláveis e orgânicos que ao fim do dia será recolhido pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que está atuando com uma equipe de 75 trabalhadores, sendo 59 na faixa de areia e 16 no calçadão. Os profissionais se dividem entre os serviços de fiscalização, varrição e limpeza. À noite, dois tratores especiais fazem a limpeza da faixa de areia, removendo os detritos localizados em uma profundidade de até 20 centímetros.

A turista Lúcia dos Santos veio com a família de Brasília aproveitar o verão no Recife e falou da satisfação em ver uma campanha como esta. "Muito bacana ver que a gestão pública está preocupada em conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Este é um trabalho de todos os cidadãos e realmente é importante que exista uma orientação, além do trabalho das equipes profissionais que estão engajadas na manutenção da limpeza das praias", afirmou.

O prefeito Geraldo Julio também aproveitou para conversar e orientar os pais que se encontravam na praia sobre a segurança dos seus filhos e distribuiu pulseirinhas de identificação. O pequeno Nathan, de 5 anos, recebeu a pulseirinha e seu tio Ely Pereira enfatizou a relevância da ação. "Essa é uma forma de garantirmos a segurança deles e garantir a nossa tranquilidade, porque criança "cega a gente", como diz o ditado popular. Assim, podemos aproveitar mais a praia sabendo que eles estão identificados e qualquer problema seremos comunicados", informou.

Uma novidade desta edição é a blitz da coleta seletiva, que será itinerante. A cada domingo monitores de ecobikes vão fazer a distribuição dos saquinhos para descartes de materiais recicláveis e orgânicos e ao final da ação a Emlurb fará o encaminhamento do lixo para o destino correto. E como registro desta grande iniciativa que conta com o apoio da população, este ano o Praia Limpa ganhou um álbum no site do projeto onde estarão os cliques de todos os que aderirem à campanha que leva o mote "Vamos manter a praia limpa".