Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.02.17 - 14h56

Equipes da PCR e PRF realizam sobrevoo técnico no percurso do Galo da Madrugada

img_alt

Helicóptero ficará de plantão para remoção de possíveis vítimas graves durante o Carnaval (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

O sobrevôo realizado no percurso do Galo da Madrugada, com aterrissagem no estacionamento do Metrorec, nesta manhã de sexta-feira (24) de Carnaval, confirmou a segurança para o procedimento de remoção de vitimas graves, se necessário, durante os quatro dias de folia no Recife, pela equipe aeromédica do Serviço de Antedimento Móvel de Urgência - SAMU 192, com o apoio da aeronave da Polícia Rodoviária Federal. A vistoria foi realizada pelo secretário de Saúde do Recife Jailson Correia e o coordenador geral do SAMU 192, Leonardo Gomes, além de equipe da PRF. 

O helicóptero poderá ser acionado durante todo o Carnaval entre 7h e 17h, por meio da Central 192, com a regulação de um médico que identificará a necessidade de remoção da vítima que pode ser de agressão, de acidentes de carro e moto, de afogamentos e causas clínicas. Quatro profissionais  - um médico, um enfermeiro, um piloto e um operador da PRF - do SAMU Aeromédico trabalham na aeronave, equipada com respirador, monitor cardíaco, bomba infusão e outros - equipamentos de UTI móvel. 

O secretário Jailson Correia destacou que a Saúde do Recife estará com 3,5 mil profissionais trabalhando durante todo o Carnaval, com a proposta de garantir que os foliões tenham uma festa mais saudável possível. "Além dos cinco postos espalhados pelo percurso do Galo da Madrugada, um posto de saúde avançado instalado na Avenida Alfredo Lisboa nos quatro dias, temos o apoio da equipe aeromédica que é um serviço que vai dar agilidade na assistência grave, cujo o tempo mínimo de socorro pode fazer a diferença no salvamento de uma vida", pontou Correia. 

"É um serviço que é importante para a população, podendo chegar em até cinco minutos para salvar uma vítima de maior gravidade com suporte avançado", relata o coordenador do SAMU. Ele reforçou que Recife hoje é referência nacional no serviço aeromédico, ressaltando que o reforço para o Carnaval é importante, especialmente no dia do desfile do Galo da Madrugada, maior clube de máscara do mundo, com uma expectativa de reunir cerca de 2 milhões de pessoas. "Temos duas aeronaves - uma da PRF no estacionamento do Metrorec e outra da Grupamento Tático Aéreo da Polícia Militar - PE, no hangar da PRF, com UTI móvel e equipes treinadas para o atendimento à população",  concluiu Leonardo Gomes.