Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 24.02.17 - 22h49

Maracatus, caboclinhos e homenageados do Carnaval 2017 avisam: o Carnaval do Recife já começou

img_alt

Na noite desta sexta(24), o palco do Marco Zero vive um espetáculo com muita música e cultura. O prefeito Geraldo Julio acompanhou a noite inaugural do Carnaval (Foto: Clélio Tomaz/PCR)

 

Uma noite de muita emoção, alegria e com muitas manifestações que evocam a cultura popular. A abertura do Carnaval do Recife 2017 foi marcada por uma emocionante homenagem ao mestre percussionista Naná Vasconcelos. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado da primeira-dama, Cristina Mello, e do governador Paulo Câmara, prestigiou o primeiro dia do festejo momesco que reunirá diversos artistas das mais variadas expressões musicais durante os quatro dias de festa, em polos espalhados por toda a cidade.

“Temos uma festa conhecida no Brasil e no mundo inteiro por ser democrática, para todas as pessoas e todas as idades. Reduzimos os custos mas mantivemos a qualidade e temos uma festa grandiosa. Temos quase 50 polos, mais de duas mil apresentações e com toda certeza faremos um grande e bonito Carnaval", disse o prefeito Geraldo Julio. 

No início da noite, 13 Nações de Maracatus lotaram o Marco Zero, seguidos do grupo Voz Nagô, a Orquestra do Maestro Edson Rodrigues e três artistas convidados - Virgínia Rodrigues, Lenine e Nilsinho Amarantes, o maestro que acompanhava Naná Vasconcelos. A apresentação entoou uma linda homenagem ao falecido mestre percussionista que emocionou a todos os presentes.

Também homenageamos o mestre Naná, que teve essa semana uma estátua inaugurada aqui no Marco Zero, onde por tantos anos ele regeu a primeira noite da nossa festa. É sem dúvidas um dia de muita beleza e muita emoção”, declarou o prefeito Geraldo Julio.

Alcinda Maria foi uma das que acompanharam a noite de abertura junto com a família e falou da emoção em ver um espetáculo tão bonito:“Venho todos os anos e gosto de conferir a festa desde o primeiro dia, com meu marido e meus filhos, não perco um dia de folia. Mais uma vez nossa festa não deixa a desejar e estamos fazendo um lindo carnaval”, comentou a comerciante.

Em um segundo momento da noite, o Marco Zero do Recife recebeu  apresentação do Caboclinho Tribo Indígena Carijós do Recife, que está comemorando 120 anos e é um dos homenageados da festa da capital pernambucana. Outro homenageado da festa, Almir Rouche, subiu ao palco em seguida, recebendo mais de 20 convidados.

A noite desta sexta-feira ainda reserva para o folião o encontro do Galo da Madrugada com o Homem da Meia Noite e segue com com  apresentações de Maestro Spok, Nonô Germano, Marron Brasileiro e Edcarlos.