Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 24.03.16 - 14h22

Jardim Botânico ganha novos espaços e terá sua área triplicada de tamanho

img_alt

Na manhã desta quinta (24), o prefeito Geraldo Julio entregou novas estruturas no parque que também terá sua área total ampliada a partir de uma incorporação de terreno cedido pela Fundação CDL. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Depois de receber o título de um dos cinco melhores Jardins Botânicos do Brasil pelo Ministério do Meio Ambiente, o Jardim Botânico do Recife agora terá uma estrutura que contará com centro de convivência, novas instalações para a Brigada Ambiental, biblioteca, painéis de energia solar, e ainda terá sua área verde triplicada. Na manhã desta quinta-feira (24), o prefeito Geraldo Julio entregou as novas estruturas e assinou um convênio com a Fundação CDL, que garante a incorporação de um terreno de 26,4 hectares ao parque.

“Estamos continuando a fazer as estruturas necessárias para manter a qualidade deste parque e torná-lo ainda melhor, maior. O Jardim Botânico recebia 3 mil pessoas por ano e agora recebe mais de 100 mil. Além disso, foi classificado como um dos melhores do país, e hoje recebe este centro de convivência, que deixa o ambiente ainda mais agradável para o lazer, os painéis de energia solar, que vão fornecer 1/3 da energia que se gasta para manter o parque, e as reformas das estruturas administrativas, a biblioteca, tornando este espaço cada vez mais completo e preparado para pesquisa e para os visitantes”, detalhou o prefeito Geraldo Julio. 

Com a assinatura do convênio com a Fundação CDL, o Jardim Botânico sai dos atuais 10,7 hectares, para 37,1 hectares. A nova área tem aproximadamente 9% de seu território edificado e o restante composto por um grande remanescente de Mata Atlântica. Além da ampliação do território, o JBR ganhou novas estruturas, como o Centro de Convivência, que conta com um espaço de 220 m2, todo erguido em madeira certificada, que vai abrigar exposições temporárias de plantas e pesquisas, assim como atividades de educação ambiental e vai funcionar como uma área de alimentação para os visitantes. 

Outra novidade do espaço foi a instalação de painéis para captação de energia solar, custeado pelo programa internacional Urban LEDS, através de uma parceria entre a prefeitura e o Iclei, que contam com 47 módulos instalados. A expectativa e de que eles gerem cerca de 2.250 kilowhatts/mês, o equivalente a 30% de todo o consumo do Jardim Botânico ou a cinco residências. Calcula-se que as chamadas placas fotovoltaicas proporcionem uma economia mensal de R$ 1.500,00 na conta de luz, além de terem um tempo de vida útil de 25 anos, reduzindo a conta, e estimulando a cultura da geração de energia limpa e o compromisso com projetos sustentáveis e a preservação ambiental. 

A Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa, falou da importância desta economia e dos incrementos no parque: “Inauguramos várias coisas hoje, melhoramos as condições de trabalho para quem está aqui pesquisando ou atuando em outras áreas. Além disso, estamos com as placas fotovoltaicas, que vão fazer com que tenhamos uma economia de 30% do consumo de energia, e se pagam em seis anos. Uma grande novidade deste espaço que conta cada vez mais com iniciativas de aproximação com a natureza, buscando com que continuemos a carregar o título de um dos melhores espaços verdes do Brasil”.