NOTÍCIAS

Turismo | 24.03.16 - 14h42

Morro da Conceição ganha via sacra

img_alt

Inaugurada hoje, via crúcis tem 15 estações, da condenação à ressurreição de Cristo, reproduzidas em painéis de 40 cm X 40 cm de mosaico de ladrilho. (Foto: Lu Streihorst/PCR)

 

Foi oficialmente inaugurada, na manhã de hoje, a Via Sacra do Morro da Conceição, pelo secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões. Com 15 estações, da condenação à ressurreição de Cristo, a via crúcis foi reproduzida em painéis de 40 cm X 40 cm, feitos de mosaico de ladrilho e expostos na subida do morro e no entorno da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

A primeira estação fica no Largo Dom Luís. As oito seguintes ficam ao longo da Rua Itacoatiara, conhecida como a principal subida do morro. As demais estações estão na Praça do Morro da Conceição, por trás do santuário e na entrada da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Os locais foram escolhidos após estudos de várias possibilidades e longas tratativas com a comunidade. Houve participação dos moradores, representantes de agremiações, conselho de moradores e de representantes da paróquia.

A inauguração foi conduzida pelo padre Ulisses, reitor do santuário, que lembrou a importância da via sacra como um das primeiras devoções do cristianismo e abençoou o equipamento como uma demonstração de respeito do poder público à religião, à cultura e à comunidade do Morro da Conceição. "É mais que a entrega de uma obra. Trata-se do início de uma nova tradição no morro", disse o religioso, depois de jogar água benta sobre a estação descerrada, localizada ao lado da igreja.

O secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões, lembrou que o equipamento integra uma série de ações e melhorias promovidas pela Prefeitura do Recife para qualificar o Morro da Conceição como atrativo turístico. "O morro tem cultura, gastronomia, religião, cada vez mais tradições a oferecer", disse, lembrando que a entrega foi a primeira ação do projeto Recife da Gente, de turismo de base comunitária, executada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife neste ano de 2016.

O artista plástico Max di Castro, responsável pela confecção das estações, também comemorou a iniciativa. "Foi muito importante para mim, mas ainda mais para o morro e para toda a nossa cidade."

Representando a comunidade, a presidente do Conselho de Moradores, Kécia dos Santos, comemorou a via sacra. "O morro está mais limpo, mais seguro. E agora ganhamos mais um atrativo."

Dona Geralda, proprietária de um conhecido restaurante local e autora de uma das mais celebradas receitas de galinha cabidela da cidade, era só elogios ao trabalho da Prefeitura no local. "O morro está cada vez melhor para moradores e visitantes."

 

SOBRE O MORRO DA CONCEIÇÃO

 

A história do morro conhecido por sua vocação religiosa, pela cultura e por oferecer um dos mais bonitos ângulos de contemplação da cidade remonta ao período holandês, quando foi utilizado pelos batavos como cenário para a derrubada do Arraial Velho do Bom Jesus. Mais tarde, no início do século XX, o alto passou a ser habitado de fato por trabalhadores das linhas férreas e por pessoas saídas dos mocambos das áreas centrais do Recife, tornando-se um dos mais populosos e conhecidos bairros recifenses.

Em 1904, em homenagem ao cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição, foi erguido um nicho e nele colocada uma imagem em ferro de Nossa Senhora da Conceição, feita na França, que logo atraiu multidões ao local e o transformou em centro de peregrinação. Em 2008, o morro ganhou a nova igreja matriz, que, no ano passado, recebeu o título de Santuário, consagrando o morro como centro de peregrinação e fé.

 

SOBRE A REQUALIFICAÇÃO DA SANTA

 

A imagem de Nossa Senhora da Conceição recebeu, entre os meses de outubro e novembro do ano passado, nas vésperas da 11ª edição da Festa do Morro, um cuidadoso trabalho de restauro executado pela Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Limpeza e Urbanização do Recife (Emlurb), com investimento de R$ 390 mil fruto de doação do Real Hospital Português e do Armazém Coral. 

O trabalho foi conduzido por arquitetos e restauradores que refizeram a pintura a partir dos registros de cores mais antigos que encontraram e também utilizaram folhas de ouro para refazer os douramentos na imagem, confeccionada, na França, em 1904, em comemoração ao Cinquentenário do Dogma da Imaculada Conceição no Brasil. Os velários também foram reconstruídos e ampliados para garantir maior segurança aos fiéis que depositam suas velas.