Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 24.03.19 - 21h02

Aniversário da Ciclofaixa de Turismo e Lazer é comemorado com atividades festivas no Recife

img_alt

Inauguração do letreiro “OXE”, café da manhã, distribuição de brindes, atração cultural e aulão de dança agitaram o domingo recifense (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife ganhou várias ações festivas neste domingo (24). Referência no Nordeste, o projeto completou seis anos de existência e, para celebrar a ocasião, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife promoveu uma série de atividades. Apresentação cultural, café da manhã, distribuição de brindes, dança e inauguração do letreiro “OXE” foram algumas das ações que aconteceram no Marco Zero, na Jaqueira e em Boa Viagem.

Logo cedo, quem foi até o Marco Zero se deparou com a apresentação do Bloco Lírico Damas e Valetes. Em seguida, o público recebeu um delicioso café da manhã, recheado de frutas. Mais tarde, para ninguém ficar parado, o requisitado Caminhão da Malhação também participou da festa, realizando um divertido aulão de dança.

“A Ciclofaixa incentiva a população a se apropriar da cidade, alinhando hábitos saudáveis com o fato de conhecer melhor os atrativos do Recife, ao ar livre”, afirmou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer da cidade, Ana Paula Vilaça.

Durante o dia, ainda aconteceram intervenções de arte-educadores, também na Jaqueira, no Segundo Jardim de Boa Viagem e no Marco Zero. Nesses pontos, walkimidias distribuíram pochetes alusivas ao aniversário da Ciclofaixa. “O projeto é importante para mim porque consigo desopilar um pouco, me divertir e ainda faz bem para minha saúde”, comentou Eduardo Lima

Fazendo parte da celebração, ao longo do percurso da Ciclofaixa, foram inaugurados mais cinco bicicletários. Já nos Parques Santana e Macaxeira, foram instalados parklets, que passaram a compor as áreas de convivências. No segundo jardim de Boa Viagem, foi inaugurado o letreiro OXE. O atrativo está disponível para recifenses e turistas tirarem fotos e selfies, mostrando a famosa expressão nordestina.

O projeto iniciou em 2013 e já são 36,5km divididos entre três rotas que têm como ponto de convergência a Praça do Marco Zero. Todo domingo e feriado, sempre das 7h às 16h, mais de 15 mil pessoas utilizam a Ciclofaixa de Turismo e Lazer. “Acho a iniciativa muito legal! Sou do interior e, apesar de morar aqui há seis anos, só vim conhecer alguns pontos da cidade há alguns meses quando passei a frequentar a Ciclofaixa”, afirmou Hygor Lima.