NOTÍCIAS

| 24.04.14 - 17h33

Equipamento de fiscalização eletrônica da Imbiribeira começa a funcionar em caráter definitivo

Já no sábado (26), a Avenida Arquiteto Luiz Nunes terá a velocidade controlada pela lombada eletrônica. A implantação visa aumentar a segurança dos pedestres que transitam pela área

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informa que o equipamento de fiscalização eletrônica de velocidade instalado na Avenida Arquiteto Luiz Nunes, bairro da Imbiribeira, começará a operar em caráter definitivo neste sábado (26). O aparelho já opera de forma educativa desde o último dia 15. A velocidade regulamentada na via já era de 50 km/h e agora, com a instalação do equipamento, a fiscalização será realizada de forma ainda mais eficaz. A implantação visa aumentar a segurança dos pedestres que transitam pela área.

A CTTU realizou estudos de mobilidade na via atendendo à solicitações dos moradores da área e verificou a necessidade da implantação neste ponto (que fica nas imediações da 1ª Travessa Paris). Desde 2009, um outro equipamento funciona na mesma via, só que no trecho entre a Rua Olívia Menelau e Ponte Gilberto Freyre. Diariamente, na Avenida Arquiteto Luiz Nunes, circulam cerca de 12 mil veículos.

Para o gerente de Operações de Trânsito da CTTU, Marcos Araújo, a medida vai ser um enorme ganho para os transeuntes da localidade, que contarão com mais segurança na via. “A segurança que o equipamento proporciona aos cidadãos é comprovada. Ao fazer com que os veículos trafeguem com uma velocidade de segurança, muitas vidas são salvas”, comentou.

Responsáveis pela medição da velocidade dos carros, fluxo das vias e identificação das categorias dos veículos que passam pelas avenidas, os primeiros equipamentos desse tipo chegaram ao Recife em 2005 e levaram mais segurança aos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

As infrações variam de acordo com a velocidade que o condutor ultrapasse o equipamento de fiscalização de velocidade (50 km/h). Os veículos que ignorarem as normas estarão sujeitos a ser multados em valores que variam de R$ 85,13 a R$ 574,62, além dos pontos que serão registrados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).