NOTÍCIAS

Turismo | 24.04.16 - 21h30

Recife Antigo de Coração encerra feriadão com muitas atividades e grande público

Milhares de pessoas foram ao bairro histórico para conferir as atrações gratuitas. Apesar de estar em sua 37ª edição, projeto ainda consegue surpreender muita gente

 

Para fechar com chave de ouro o feriadão de Tiradentes, o Recife Antigo de Coração, projeto oferecido à população pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, encheu o bairro histórico de brincadeiras e atividades neste domingo.  

Em sua 37ª edição, o projeto, realizado no último domingo de cada mês, desde 2013, ainda consegue surpreender muita gente, como a tenente do Exército Ana Cristina Sanches, 35 anos. Atendendo a um convite recorrente da cunhada, ela chegou cedo ao bairro para se divertir com a família toda. "Andamos de bicicleta, jogamos, brincamos. E o melhor: não tivemos que pagar nada. Foi uma grata surpresa!" 

A funcionária pública Renata Tenório, 35 anos, também fez sua estréia no Recife Antigo de Coração hoje, com semelhante empolgação. "Na verdade, trouxe a família toda para ver uma exposição na Caixa Cultural e encontrei o bairro em festa. Achei muito bom esse projeto, muito interessante", disse Renata, moradora de Boa Viagem. 

A bióloga Marília Maciel, 31 anos, também saiu de Boa Viagem com a família completa para o Recife Antigo. Mas não se surpreendeu com a programação. "A gente vem sempre ver os shows, as atrações todas. É a mais completa opção de lazer a céu aberto e sem custo nenhum de que a população do Recife dispõe atualmente." 

"A Prefeitura realmente está de parabéns", concordou o olindense Rossini Thiago, 50 anos. "Venho sempre pedalando com minha esposa." 

Gleice Kelly Melo, 37 anos, também tem o hábito de pedalar com o marido aos domingos. "Mas hoje a gente perdeu a hora e saiu de carro mesmo para passear. Estávamos indo para Olinda. Quando passamos pelo bairro, vimos tanta gente, tanto movimento, que decidimos ficar por aqui mesmo", disse Gleice, enquanto passeava pelo acervo do Museu da Aeronáutica, equipamento contemplado este mês pelo Recife Antigo de Coração, para desfilar seu acervo e sua história no bairro histórico. Reformado e reaberto no ano passado, o museu conta com atrações como os caças históricos AT-26 e TF-33. 

Não muito distante dali, na Avenida Rio Branco, o município de Toritama divulgava sua cultura, seus atrativos e seu calendário festivo no bairro, com direito até a sanfoneiro. "Para nós, é uma honra apresentar nossa cultura aqui no Recife. E também nosso principal cartão-postal, que é o jeans", disse Prudêncio gomes, diretor presidente do Parque das Feiras,  centro comercial, que recebe o 15º Festival do Jeans de Toritama entre os dias 12 e 16 de maio, com mais de 700 expositores. 

Para a criançada, as principais atrações deste mês foram os animadores do Clube do Riso e os habilidosos cachorros da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), da Polícia Militar. Além dos habituais jogos de tabuleiro e brinquedos infláveis. 

Os adultos contaram com atrações como a Feira do Vinil, das 14h às 18h, e com serviços de aferição da pressão arterial, cálculo do IMC, glicemia e outros testes, além de mutirão sobre prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Shows também não faltaram. A partir das 8h30, o palco montado em frente ao Marco Zero recebeu o cantor e compositor pernambucano Cello Gomes, seguido do Show do Bem de Adriana B., com a participação especial de Getúlio Cavalcanti, Grupo Igual para Igual, músicos do Conservatório Pernambucano de Música e Pedro e banda. 

Das 14h às 16h, teve o Clube do Samba de Karyna Spinelli, com a participação de Gabi do Carmo, Sue, Cida Maria, Solis, Nego Tom e Monike Carvalho. Depois, às 16h30, a percussionista Ganga Barreto comandou a festa e, das 17h30 em diante, foi Pecinho Amorim quem subiu ao palco com seu pai, Petrúcio Amorim. 

Para os atletas de fim de semana e para os de todo santo dia, as ruas do bairro se encheram de opções, como rugby, futebol, vôlei, parkour, badminton, handeibol e basquete de rua, rampas e skates para a prática do esporte, sem custo e com orientação, além de pista de patinação, para iniciantes e iniciados. 

Aos que não foram ao bairro curtir nada disso, resta um único consolo: mês que vem, tem mais.