Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 24.04.19 - 19h50

Prefeito Geraldo Julio é indicado para a presidência da Rede ICLEI para a América do Sul

img_alt

O prefeito do Recife foi indicado para substituir o prefeito de Quito (Equador), Maurício Rodas, na presidência do Comitê Executivo Regional (RexCom), que representa 73 governos locais, sendo 45 no Brasil (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Em indicação apresentada pelos representantes dos governos locais que compõem o Comitê Executivo Regional (RexCom) do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), o prefeito Geraldo Julio assumirá, em junho, a presidência desse fórum para a América do Sul. Geraldo será o primeiro prefeito do Brasil a assumir o posto, substituindo o prefeito de Quito (Equador), Maurício Rodas. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (24), em visita do secretário-executivo do ICLEI para a América Latina, Rodrigo Perpétuo ao prefeito. Geraldo passará a liderar o comitê que congrega 73 governos locais após reunião do Conselho Global do ICLEI, na Alemanha. A escolha é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na cidade no enfrentamento às mudanças climáticas.

Para o prefeito, o trabalho a ser desenvolvido será essencial para nortear a mudança de comportamento na preservação do planeta. "O ICLEI é uma instituição respeitada no mundo inteiro e que atua na questão da sustentabilidade, sempre projetando o futuro e caminhos para que possamos fazer a transformação da maneira como o homem está ocupando os espaços. Precisamos dessa mudança de comportamento para que possamos preservar as condições do planeta, que tem dado muitos sinais, com cada vez mais frequência, da interferência que as mudanças climáticas estão tendo na vida das pessoas", defendeu o prefeito.

Segundo o representante do ICLEI, Rodrigo Perpétuo a escolha de Geraldo resulta de um consenso entre os representantes do RexCom e coloca Recife numa posição de protagonismo, em função da agenda adotada no enfrentamento às mudanças climáticas. "É o reconhecimento das iniciativas que a gestão do Recife tem tomado desde o primeiro mandato. O Recife é um ambiente que é chamado de hotspot e está relacionado ao risco em relação às mudanças climáticas. Portanto, as cidades podem se adaptar para ter uma vida de qualidade e oferecer um ambiente adequado para os seus cidadãos", explicou Rodrigo.

Geraldo também terá assento no Comitê Executivo Global e defenderá os interesses da região com os comitês de outros continentes, situados na Europa, Oceania, Ásia, África, América do Norte. Além dos 3 assentos eleitos, o RexCom é composto por mais 5 assentos consultivos: Fortaleza, Porto Alegre e Salvador, no Brasil, Santa Fé, na Argentina, e Área Metropolitana do Valle de Aburrá, na Colômbia.

Participaram do encontro o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho, o secretário-executivo de Meio Ambiente Carlos Ribeiro e a secretária-executiva de Meio Ambiente do Governo Estado, Inamara Melo. 

MUDANÇAS CLIMÁTICAS – Nos últimos anos, o Recife passou a ser referência nacional em políticas públicas de combate aos efeitos das mudanças climáticas. Foi a primeira cidade do Nordeste a ter um inventário de emissão de gases do efeito estufa. De lá para cá, foram produzidos inventários de 2012 a 2017. Recife também faz parte do projeto internacional Urban-LEDS, que promove estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes, implementado pela ONU-Habitat e ICLEI com financiamento da Comissão Europeia. A iniciativa inseriu o Recife entre as cidades que mais tem avançado nas políticas de enfrentamento à mudança climática no mundo,  com o Plano de Redução de Emissões (Plano de Baixo Carbono), entre outras ações. Na primeira edição do Urban-LEDS, entre os anos de 2013 e 2016, o Recife se destacou como cidade modelo para a iniciativa no país.