NOTÍCIAS

Cultura | 24.05.11 - 13h10

Tráfico de mulheres e o trabalho doméstico são discutidos em seminário

O evento tem como principal objetivo discutir os planos de enfrentamento ao tráfico internacional de mulheres

Cerca de 200 representantes de instituições que atuam no combate e na prevenção ao tráfico internacional de pessoas estão reunidos, nesta terça-feira (25), no teatro Ribeiro, no Centro de Convenções, em Olinda, onde está sendo realizado o Seminário Tráfico de Mulheres e o Trabalho Doméstico. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Especial da Mulher, com apoio do Governo do Estado, o evento tem como principal objetivo discutir os planos de enfrentamento ao tráfico internacional de mulheres e suas implicações com o trabalho doméstico.

“Estão reunidos assuntos peculiares sobre como o tráfico interfere na vida e no emprego das mulheres, afinal, a promessa de melhora de vida acaba sendo a principal estratégia de atração utilizada pelos aliciadores. E o debate se torna ainda mais importante uma vez em que o Recife é sede da Copa, quando o turismo vai crescer na cidade e no Brasil”, lembrou a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira.

No primeiro momento do Seminário foram realizados os debates entre integrantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, Rede Mercocidades, Ministério do Trabalho, por meio do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e da pasta de Direitos Humanos e Segurança Cidadã. “A grande questão está no pilar, que é formado pela descriminação, pelo preconceito, pelo estereótipo e até pela concepção matriarcal, machista e sexista”, avaliou a gerente de projetos de área de trabalho da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eunice Moraes.

Já a diretora de Política de Gênero de Assunção (Paraguai), Nilda Romero, destacou a importância de eventos como esses para o combate do trafico. “As formas mais eficientes são capacitações, palestras, oficinas, com intuito de esclarecer e prevenir os órgãos públicos e a sociedade de como agir e reconhecer as situações que possam trazer graves conseqüências. A Prefeitura está de parabéns em promover momentos como este”, elogiou Romero.