NOTÍCIAS

Turismo | 24.05.15 - 20h55

Recife de Coração nos Bairros é sucesso na Várzea

img_alt

O projeto levou atividades de lazer e serviços diversos para toda a família, oferecendo um domingo diferenciado. (Foto: Inaldo Menezes/ PCR)

 

A Praça Pinto Damaso, também conhecida como Praça da Várzea, foi palco para a 12ª edição do Recife Antigo de Coração realizado neste domingo (24). Centenas de pessoas saíram de suas casas para conferir a programação oferecida para toda a família. O projeto da Prefeitura do Recife, realizado por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, conta com polo esportivo, cultural, infantil e de serviços. As atividades tiveram início às 10h e seguiram até as 17h.

O autônomo Jorge Benjamin, de 32 anos, levou o filho Lucas Gabriel, de 6 anos, para conferir o projeto. "O mais legal é que são oferecidos brinquedos que a criança pode brincar quantas vezes quiser de forma gratuita", disse. No polo infantil teve pula-pula, camas-elásticas, piscina de bolinha, peteca, tobogã e jogos de tabuleiro como dominó e damas.

Também foram oferecidas atividades lúdicas e educativas para crianças de 0 a 6 anos, como contação de histórias, dicas de higiene bucal e orientação para pais e responsáveis sobre primeiros socorros e alimentação saudável. A dona de casa Silvania Barbosa, de 42 anos, também levou o filho Mateus Vicente, de 5 anos, para brincar. "Ele já aproveitou todos os brinquedos, dá pra ver a alegria na carinha dele. Esse projeto é mesmo muito legal, organizado e atrativo para todas as idades".

Dentro da programação cultural teve apresentação do Bloco Lírico Flores do Capibaribe, Chik e Banda, Bloco Samba Sabaré em Folia, Abissal e o Maracatu Várzea do Capibaribe Abissal e Lia Morais. Uma feira de artesanato local esteve à disposição dos visitantes com barraquinhas de comida e artesanatos diversos.

O polo esportivo ofereceu muitas opções pra quem quis praticar atividades físicas. Teve slackline, vôlei, handebol, badminton, futebol de barrinha, futevôlei, futetênis, basquete e skate.

O evento ainda garantiu um polo de serviços com uma central do cidadão com emissão de carteiras de trabalho. Na central de saúde, teve aferição de pressão e mamografia (para mulheres com idades entre 50 e 69 anos, mediante apresentação do cartão do SUS, RG e comprovante de residência). O espaço ofereceu também dicas sobre saúde mental, doenças crônicas, orientações sobre hanseníase e tuberculose.

Apesar do projeto ser voltado especificamente para os moradores do bairro, a vasta programação acaba atraindo recifenses de bairros distintos. É o caso da aposentada Margarida Maria de Souza, de 60 anos. Moradora do Jordão, chegou cedo à Várzea para aproveitar o projeto. "Eu aproveitei mais os serviços de saúde. Conferi minha pressão e outras taxas".

O Recife de Coração nos Bairros foi lançado em março do ano passado para replicar o sucesso do Recife Antigo de Coração em todas as RPAs da cidade. Desde sua estreia, já contemplou os bairros do Ibura, Várzea, Santo Amaro, Vasco da Gama, Jardim São Paulo, Guabiraba, Hipódromo, Brasília Teimosa, Joana Bezerra, Cordeiro e Água Fria.