Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.05.17 - 15h53

Ação educativa da PCR estimula alunos a levar para casa orientações de controle do Aedes aegypti

2ª Edição do Projeto Mosqueteiro Mirim da Secretaria de Saúde do Recife ofertará atividades para crianças na Escola Municipal Nilo Pereira 

 

O Projeto Mosqueteiro Mirim, ferramenta de ação educativa nas escolas, estará nesta quinta feira (25), das 9h às 12h, na Escola Municipal Nilo Pereira, localizada na Estrada do Arraial, 4900, em Casa Amarela. O evento, que está em sua segunda edição, contará com a atuação de 20 profissionais da Secretaria de Saúde do Recife, entre eles agentes de saúde ambiental e controle de endemias, enfermeiros, assistentes sociais e residentes, para levar informações aos estudantes, que serão os multiplicadores de orientações para o controle, na comunidade, do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses - dengue, chikungunya e zika. A proposta é diminuir o número de casos das doenças no município por meio da mudança de hábitos da população.

Serão promovidas oficinas de trabalhos manuais, apresentação teatral e de paródias educativas que abordam informações para o controle  ao Aedes aegypti. No final da programação os alunos serão condecorados com medalhas de “mosqueteiros mirins” e farão o juramento de ensinar o que aprenderam para os pais, amigos e familiares. Além disso, será montada uma mostra para divulgar os trabalhos produzidos pelas crianças.

A atividade, ofertada pelas Secretarias de Saúde e Educação do Recife, contará com a participação da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Serão realizadas ações educativas para as crianças de 04 a 13 anos de cinco escolas municipais do Distrito Sanitário 3 - que abrange os bairros dos Aflitos, Alto do Mandu, Apipucos, Casa Amarela, Casa Forte, Derby, Dois Irmãos, Espinheiro, Graças, Jaqueira, Monteiro, Parnamirim, Poço, Santana, Sítio dos Pintos e Tamarineira. 

A gerente do Distrito Sanitário 3, Lara Hazin, destaca que o Projeto contribui para a redução de criadouros dos mosquitos e para a manutenção do ambiente domiciliar saudável. "Um aluno bem informado leva para casa a prática dos ensinamentos construídos em sala de aula, contribuindo para a participação da comunidade e consequentemente para a queda do número de casos de arboviroses no município", avaliou a gerente. 

 

Escolas que participarão do Projeto Mosqueteiro Mirim:

 

Escola Padre Donino

Escola Municipal Padre Antônio Henrique

Escola Municipal Virgem Poderosa

Escola Municipal Dom Helder Câmara

Escola Municipal Professor Nilo Pereira

APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais