Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.05.17 - 18h43

Recife com postos volantes nos últimos dias da campanha de vacinação contra a gripe

 

No fim de semana, também haverá vacinação em ações da Secretaria de Saúde pela capital

Além dos 172 postos municipais - Unidades de Saúde da Família, Policlínicas e Upinhas -, a Secretaria de Saúde do Recife disponibilizará postos volantes para os últimos dias da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra o Influenza. As unidades móveis funcionarão nos locais de grande circulação de pessoas na capital, das 9h às 16h, desta quinta-f eira (25) e sexta-feira (26), último dia da campanha. Até esta quarta-feira (24), 222.792 doses tinham sido aplicadas no Recife, o que representa 52,57% do público-alvo (189.488 no grupo prioritário).

Os locais dos postos volantes são: Terminal Integrado da Macaxeira; Terminal Integrado Tancredo Neves/Imbiribeira; Estação de Metrô do Barro; HiperBompreço da Avenida Recife; Supermercado Extra da Boa Vista; Centro Médico Senador Ermírio de Moraes (Casa Forte); Mercado de Casa Amarela; HiperBompreço de Casa Forte e Aeroporto Internacional dos Guararapes.

Neste fim de semana, também haverá reforço na vacinação durante as ações de saúde da Prefeitura do recife. Neste sábado (27), haverá aplicação das doses na Escola Pintor Lauro Villares, na Roda de Fogo, de 8h às 12h; na Igreja Universal do Reino de Deus do Pina, de 8h às 11h, no Colégio Costa Porto, no Coque, de 8h às 11h, e na Igreja do Convento de São Félix de Cantalice (Capuchinhos), no Pina, também de 8h às 11h. Neste domingo, a ação será no Marco Zero, no Bairro do Recife, durante o Recife Antigo de Coração, de 8h às 16h.

A vacina garante proteção contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B). Crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas - mulheres que tiveram bebê recentemente -, maiores de 60 anos, pessoas com doenças crônicas e professores das redes pública e privada fazem parte do grupo prioritário para receber a dose. Professores precisam apresentar documento de identificação profissional para serem imunizados. Pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica.

Influenza - Também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto para boca, olhos e nariz.