NOTÍCIAS

Cultura | 24.06.11 - 02h58

Noite dos homenageados do São João encanta Praça do Arsenal

Quinteto Violado e Terezinha do Acordeon receberam placas em alusão à sua importância para a cultura nordestina

Por Leonardo Vila Nova

Numa Praça do Arsenal completamente tomada por centenas de amantes do forró, Terezinha do Acordeon e Quinteto Violado foram reverenciados na noite desta quinta-feira (23). Foi com muita emoção que os dois homenageados do São João do Recife 2011 receberam das mãos do secretário de Cultura, Renato L.; e da presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Luciana Félix, placas alusivas à enorme contribuição que vêm prestando à cultura popular nordestina.

Renato L destacou a importância de Terezinha do Acordeon como representante da força feminina. “Antes de tudo, ela sempre mostrou uma garra muito grande em se estabelecer como artista num ambiente predominantemente masculino. E nada mais justo e simbólico do que, no primeiro ano em que temos a presidente Dilma visitando nosso estado, homenagearmos uma mulher com a trajetória de Terezinha”.

A artista, bastante tímida, disse estar feliz em receber a homenagem. “Fico satisfeita por saber que faço parte de uma história tão rica de nossa cultura e de ser homenageada numa cidade que considero ter um das melhores festas de São João do Brasil”, declarou Terezinha.

A proposta estética e artística do Quinteto Violado foi reverenciada pelo secretário de Cultura. “O Quinteto vem, durante quatro décadas, mantendo um diálogo profundo com nossas raízes e cultura popular, mas sempre procurando se manter atendo ao que acontece de mais contemporâneo”, disse Renato L.

Para Marcelo Melo, vocalista do Quinteto, a homenagem se deve a uma trajetória coerente e coesa do grupo. “Acho que nós chegamos a uma altura da vida que não tem mais isso de achar que não merece essa honraria. Fico feliz por saber que nosso grupo tem uma contribuição importante à cultura nordestina, com um olhar sempre voltado ao que nos ensinou nosso grande mestre, Luiz Gonzaga”, falou.