NOTÍCIAS

Cultura | 24.07.12 - 12h24

Prefeitura promove atividades de educação ambiental na Mustardinha

A Prefeitura do Recife inicia nesta quarta-feira (25), no bairro da Mustardinha, mais atividades educativas e ambientais da campanha “Simbora meu povo, mudar pra valer”. Realizada pela Autarquia de Saneamento do Recife (Sanear) e programada para acontecer até o dia 31 de julho, a ação vai constar de oficinas de reciclagem, exibição de curtas-metragens e visitas porta a porta dos técnicos sociais da Autarquia, cujo objetivo é orientar os moradores sobre práticas sustentáveis.

As oficinas sobre o reaproveitamento de garrafas pet, papel e retalhos de tecidos serão direcionadas a adultos e idosos e terão a participação, a cada dia, de cerca de 20 moradores. Nos próximos dias 25, 26 e 27, sempre das 14h às 17h, essa atividade terá como espaço um toldo instalado na Rua Major Mario Portela, esquina com o muro do Sesi da Mustardinha. No mesmo local, na quinta-feira (26), das 18h às 19h, será a vez de 50 crianças do bairro acompanharem o Cine Sanear, com a exibição dos filmes “Lixo no lixo”, “A turma do professor Sassa”, “Mina – A amiga da água” e ‘Economizar água com a turma da Mônica”.

O “Simbora meu povo, mudar pra valer” foi lançada com uma caminhada ambiental no mês passado durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, e tem como objetivo mobilizar as comunidades beneficiadas com obras de saneamento integrado para a importância da preservação ambiental. Descarte adequado do lixo domiciliar, uso correto do sistema de esgotamento sanitário e cuidados para não obstruir caneletas e canais, são exemplos de temas repassados e debatidos com os moradores de cada área.

No caso da Mustardinha, a Prefeitura do Recife, por intermédio da Sanear, realizou, de 2009 a 2011, uma série de obras na localidade, como pavimentação, drenagem e recuperação do sistema de esgotamento sanitário de quatro ruas, beneficiando 12,3 mil moradores.

No mês de junho várias atividades foram realizadas na comunidade, entre elas uma oficina de fotografia com estudantes da Escola Municipal Antônio de Brito Alves e sessões do Cine Sanear nas ruas Jácome e Lages. No último dia 19, foi promovida uma gincana ambiental com cerca de 60 crianças e adolescentes. Elas executaram tarefas sobre meio ambiente, água, lixo, coleta de óleo de cozinha e esgotamento sanitário.

O encerramento da ação “Simbora meu povo, mudar pra valer” acontecerá no dia 31 de julho, às 16h, também no toldo da Rua Major Mário Portela, na Mustardinha. Estão previstas apresentações culturais, final e premiação da gincana ambiental e exposição das fotos tiradas pelas das crianças que participaram da oficina de fotografia.

A próxima comunidade que receberá a ação educativa da Prefeitura do Recife/Autarquia Sanear será o bairro da Mangueira. As atividades terão inicio no mês de agosto.