NOTÍCIAS

Cultura | 24.07.14 - 10h53

PCR inscreve 100 mulheres em cursos profissionalizantes

O programa visa à equidade de gênero e a inclusão das recifenses no mundo do trabalho

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, inscreveu 100 mulheres nos cursos profissionalizantes do Mulheres Mil do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As formações são para auxiliar administrativa, encadernadora gráfica, recepcionista e organizadora de eventos. Para cada modalidade, com 180 horas, foram disponibilizadas 25 vagas para escolaridades variadas. A aula inaugural será no dia 25 de junho, às 18h, no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no bairro da Cidade Universitária. As atividades começam no dia 28, de segunda a sexta-feira, nos turnos da tarde e noite, também no IFPE.

O foco do programa são mulheres em situação de vulnerabilidade social, maior de 16 anos e que são cadastradas ou estão em processo de cadastramento do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). As prioridades são para recifenses que já passaram ou estão em situação de violência física, psicológica, sexual ou moral, e possuem baixa escolaridade.

"Nós mobilizamos as 100 mulheres para participarem dos cursos profissionalizantes. Garantir que estas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade econômica e social estejam sendo empoderadas é fundamental. O objetivo da formação é aumentarmos a autoestima dessas pessoas e colocá-las no mercado de trabalho", disse a secretária da mulher do Recife, Sílvia Cordeiro.

Durante o período em que estiverem estudando, as alunas receberão uma ajuda financeira para passagem e alimentação. Todo o material necessário para o estudo será entregue no primeiro dia de aula, sem custos. Segundo a coordenadora adjunta do Pronatec no Recife, Miriam Lima, o programa é uma forma de inclusão social das mulheres e a valorização das mesmas no mercado de trabalho. "Entramos em contato com a Prefeitura, com a Secretaria da Mulher, para elas fazerem um apanhado, junto às comunidades, destas mulheres que estão em situação de vulnerabilidade. A gente renova a esperança das mesmas e insere no mundo do trabalho, seja como autônomas, organizadoras de eventos, encadernadoras gráficas", pontuou.

Raquel da Silva, moradora do bairro de Iputinga, na Zona Oeste do Recife, é uma das participantes do Mulheres Mil. "Irei fazer para o curso de encadernadora gráfica, acredito que essa será uma forma de entrar no mercado de trabalho, já que eu não tenho muitas oportunidades para fazer cursos", comentou.

Mulheres Mil - O programa está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. Estruturado em três eixos - educação, cidadania e desenvolvimento sustentável - o programa possibilitará a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que essas mulheres consigam melhorar a qualidade de suas vidas e das de suas comunidades.