NOTÍCIAS

Educação | 24.07.15 - 15h07

Prefeitura encerra colônia de férias da rede municipal com muita festa e alegria

img_alt

Atividades aconteceram nos 15 dias do recesso escolar, reunindo cerca de 2,5 mil alunos de 200 unidades de ensino. (Foto: Carlos Augusto/ PCR)


Centenas de crianças da rede municipal de ensino participaram, nesta sexta-feira (24), da programação de encerramento da colônia de férias. A atividade aconteceu nas dependências do Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, zona oeste da cidade. Estudantes, na faixa etária dos nove aos 12 anos, vieram de ônibus das 30 escolas polo, sendo recepcionados pela bandinha do Núcleo de Atividades Culturais da Secretaria de Educação do Recife.

Batizada de "Proler nas Férias com Você", a colônia de férias reuniu cerca de 2,5 mil alunos de 200 unidades de ensino localizadas em diversos bairros. Durante o recesso escolar, que se encerra na próxima segunda-feira (27), foram ofertadas às crianças atividades recreativas e lúdicas, além de passeios a parques e áreas históricas da cidade. Os meninos e meninas assistiram a filmes, montaram peças teatrais, tomaram parte de jogos matemáticos e oficinas culturais e de leitura, tudo isso com direito a café da manhã, almoço e lanche da tarde.

"Esse projeto foi direcionado a estudantes do ensino fundamental e aconteceu entre os dias 13 e 24 deste mês. A ideia foi trabalhar no período de recesso de forma lúdica e pedagógica, mas sem perder de vista o foco do aprendizado", ressalta a chefe da Divisão de Anos Iniciais da rede municipal, Patrícia Leite. O Proler é o programa de letramento e alfabetização das escolas recifenses.

Atividades - Com olhos brilhantes e belo sorriso, a aluna Dayane dos Santos, de 10 anos, estuda na Escola Historiador Flávio Guerra, no bairro de Passarinho. Ela participou da colônia de férias na escola polo São Cristovão, no Brejo da Guabiraba. "Gostei de participar da colônia, principalmente pela oportunidade de fazer novos amigos e ter acesso à biblioteca. É uma pena que já acabou. Ficou um gostinho de quero mais", contou Dayane, que adora histórias em quadrinhos.

Ao seu lado, José Arthur Silva dos Santos, de 12 anos, disse que aproveitou bastante a quadra de esportes da Escola Paulo Freire, no Ipsep. "É bem melhor participar de atividades nas férias do que ficar em casa. Além do futebol com os colegas, gostei ainda da roda de brincadeiras e adivinhações", frisou.