Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 24.07.17 - 19h57

Relação entre avós e netos é debatida em palestra na Prefeitura do Recife

img_alt

A discussão marca o Dia dos Avós, comemorado no dia 26 de julho (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Mais de cem pessoas discutiram a importância da relação entre avós e netos nesta segunda-feira (24), no 15º andar da Prefeitura do Recife, para marcar o Dia dos Avós, comemorado no dia 26 de julho. Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, através da Gerência da Pessoa Idosa, a palestra “Avós, netas e netos: a importância dessa convivência” foi ministrada pela psicóloga Vitória Menezes, especialista em psicologia da família e realidade social.

Numa plateia formada predominantemente por idosos, sobretudo os que participam de grupos de convivência da cidade, Vitória Menezes questionou o que significa ser criado por avó e o que eles querem deixar de aprendizado para os netos; falou dos tipos de avós, das crendices e verdades sobre a casa da avó e das diferenças entre ser avó antigamente e hoje em dia. “Vovó hoje passeia, viaja, malha, namora e tem outras energias. Os netos também mudaram - muitos não têm limites. Cada um de nós tem um jeito de educar diferente. Precisamos impor limites, mas respeitando as regras dos pais das crianças. Nosso poder é limitado. Tem coisas que os avós não resolvem sozinhos”.

De acordo com Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa do Recife, o objetivo das discussões foi proporcionar mais visibilidade à participação dos avós na vida familiar e social. “Esta é a primeira vez que estamos comemorando o Dia dos Avóspois normalmente só colocávamos na pauta o Dia da Pessoa Idosa, que é em outubro”, destacou a gestora.

A dona de casa Rosilda Barbosa, 65 anos, gostou das dicas que ouviu. “Amo meus netos, mas não faço tudo que eles querem. Achei interessante a palestrante falar que a obrigação maior é dos pais, e não dos avós, mesmo que a gente ajude”, disse Rosilda, que tem dois netos e cria um deles.

A professora Betânia Xavier, da Escola Municipal Antônio de Brito Alves, localizada na Mustardinha, falou para a plateia do projeto que coordena na unidade de ensino desde 2012, em parceria com a Casa da Vovó Bibia. A ação, que envolve todos os professores, mais de 120 alunos do 6º ao 9º ano e também a comunidade, já ganhou quatro prêmios – um deles da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

Sentimos necessidade de abordar esse assunto em sala de aula porque percebemos que os estudantes mais jovens tratavam os idosos das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de forma desrespeitosa. Trabalhamos a temática da pessoa idosa durante todo o ano, nas mais diversas disciplinas. Com isso, os alunos passaram a tratar idosos de forma mais respeitosa”, contou a docente.

CONGRESSO - A Gerência da Pessoa Idosa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife participa do 5º Congresso Internacional “A voz dos avós: família e sociedade", em Salvador. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Recife, o Projeto "Navegar é Preciso", que promove aulas de informática para pessoas idosas, foi selecionado para ser apresentado na próxima quinta-feira (27).

A gerente da Pessoa Idosa do Recife vai falar da importância da inclusão digital da pessoa idosa como forma de oportunizar a socialização e promoção da autoestima; além da busca de novos conhecimentos sociais, culturais, econômicos e políticos. De 2014 a 2016, mais de 200 pessoas receberam certificados dos cursos de internet e redes sociais, edição de texto e planilhas eletrônicas.