NOTÍCIAS

Cultura | 24.08.12 - 16h58

PCR realiza mutirão de grafite no viaduto Tancredo Neves

Na manhã do próximo domingo (26), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), promove a ação Grafitando o Recife, um encontro com mais de 40 grafiteiros oriundos de diferentes comunidades da cidade que pintarão o Viaduto Tancredo Neves, localizado no bairro da Imbiribeira. O mutirão integra a programação da Semana da Anistia: Pelo Direito à Memória, Verdade e Justiça e foi pensado como um momento de interação entre os artistas, na perspectiva de valorizar seu trabalho e embelezar a cidade. Na ocasião, eles retratarão o período de repressão vivido durante a Ditadura Militar.

O encontro proporcionará melhores condições para a organização desse movimento artístico, que cada vez mais se apresenta com forte sentido na cena urbana. “A cidade fica mais alegre com o Grafite e esses artistas de rua, imitados e admirados por muitos jovens de nossas comunidades, são valorizados e respeitados, apesar do preconceito que ainda causam na sociedade”, declarou a secretária da SDHSC, Amparo Araújo. A atividade poderá ser prestigiada por qualquer interessado a partir das 10h e faz parte do Projeto Inserção nas Linguagens das Artes, desenvolvido pela PCR com recursos do Projeto Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.

A SDHSC vem realizando Oficinas de Grafite para jovens entre 15 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade das comunidades do Recife, com prioridade para a de Santo Amaro. Até o momento, já foram realizados trabalhos nos viadutos de Dois Irmãos, Presidente Médici, da Rua João de Barros, da Macaxeira, na Academia da Cidade (Buriti), no muro do Escola Municipal Nadir Colaço, no canal da comunidade de Santa Terezinha e, mais recentemente, nos viadutos do Fórum da Joana Bezerra e da Avenida Caxangá. Em execução, já pode ser vista a grafitagem do viaduto em frente à Reitoria da UFPE e do SERPRO, no bairro do Parnamirim.

Inserção na Linguagem das Artes – O projeto tem como objetivo a formação de jovens e adultos visando contribuir com a melhoria da qualidade de vida das comunidades do Recife, através da democratização e descentralização das ações culturais, da construção da identidade cultural e do pertencimento. Para tal, serão ministradas oficinas de literatura em cordel, música, confecção de instrumentos de percussão, fotografia, grafitagem, produção de vídeo, artesanato com reciclagem e bijuteria, que contam com a participação de jovens moradores.