NOTÍCIAS

Cultura | 24.08.13 - 14h45

Juntos pela Educação é lançado com festa nas escolas

[caption id="attachment_37689" align="alignleft" width="680"] Geraldo: “Um somatório de forças para construir um futuro melhor para nossas crianças”. (Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A comunidade marcou presença nas primeiras quatro escolas a abrirem as portas para o Projeto Juntos pela Educação, lançado neste sábado (24) pela Prefeitura do Recife. O prefeito Geraldo Julio dedicou a manhã para acompanhar as atividades realizadas nas quatro unidades. Ao lado dos parceiros Movimento Novo Jeito, Senac, Secretaria de Defesa Social do Estado e um grupo de 30 empresários de Pernambuco, a PCR quer integrar as famílias dos estudantes e demais moradores às 34 escolas da rede municipal com turmas de 6º a 9º ano do ensino fundamental. Até dezembro os parceiros movimentarão as unidades com esporte, cultura, lazer e cidadania; sempre em um sábado a cada mês.

Desde as primeiras horas da manhã, alunos, professores, diretores, familiares e demais moradores tomaram conta do espaço das escolas municipais Reitor João Alfredo (no bairro da Ilha do Leite), Antonio de Brito Alves (Afogados), Antônio Farias Filho e Professor Potiguar Matos (ambas em San Martin). A intenção é fomentar uma cultura de valorização da educação e fazer a comunidade se sentir parte do dia a dia da escola.

"É muito importante poder contar com as famílias e toda a comunidade na escola. Hoje é um dia de esforço e engajamento não só da prefeitura, mas também de muitos voluntários. Um somatório de forças para construir um futuro melhor para nossas crianças", celebrou o prefeito Geraldo Julio, que estava acompanhado da primeira-dama do Recife, Cristina Mello, e do filho Eduardo.



Na Escola Municipal Antônio de Brito Alves, Geraldo Julio aferiu a pressão com profissionais da Secretaria de Saúde e plantou mudas de pau d'arco e flamboyantzinho; ação da Secretaria de Meio Ambiente do Recife. Eduardo, filho mais velho do prefeito, também foi voluntário e plantou outra muda de pau d'arco na escola. Na Escola Municipal Professor Potiguar Matos, o prefeito assistiu à apresentações de um coral e de um grupo de capoeira formados por estudantes. Logo ao lado, Geraldo ouviu a Banda Marcial da Escola Antônio Farias Filho. Já na Ilha do Leite, participou das atividades das salas de saúde e beleza da Escola Reitor João Alfredo.

Ao todo, seis secretarias do município estão envolvidas: Educação, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Governo e Participação Social, Saúde, Mulher e Meio Ambiente. A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco também é parceira, com emissão de documentos, assim como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que ofereceu corte de cabelo, esmalteria e podologia.

O Juntos pela Educação está fundamentado em quatro pilares: valorização e apropriação das escolas pelas famílias dos estudantes e comunidades em que estão inseridas, engajamento de empresários e voluntários, apoio às famílias e motivação de alunos, professores e gestores da rede municipal de ensino. "Este projeto surgiu da necessidade de se aproximar as famílias das escolas, num conjunto de ações que favorecem a rede municipal de ensino", reforçou o secretário de Educação, Valmar Corrêa.

[caption id="attachment_37686" align="alignleft" width="680"] Na área da saúde, houve orientação de nutricionistas, ações pela saúde bucal e saúde mental. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

APROVAÇÃO - Várias outras atividades transformaram as quatro escolas em verdadeiros palcos da cidadania. Na área da saúde, houve orientação de nutricionistas, ações pela saúde bucal, saúde mental e ambiental, além de distribuição de preservativos. Todos também se divertiram com aula de frevo, sala de cinema com pipoca, contação de histórias, torneio de futebol estudantil, brinquedos infláveis, circo, perna de pau, malabarismo e cama elástica.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos promoveu cadastro no Bolsa Família. Quem buscava qualificação profissional aproveitou as oficinas de empreendedorismo, que contemplaram da fabricação de sabão à confecção de bolsas recicladas, artesanato e reciclagem de brinquedos.

A dona de casa Marcela dos Santos, 21 anos, foi à Escola Antônio de Brito Alves com a intenção de tirar a segunda via da carteira de trabalho, mas se surpreendeu com a diversidade das ações. Levou o filho Kauã, 2 anos, para aproveitar as brincadeiras. "Minha irmã estuda aqui e eu nunca tinha entrado nesta escola. Gostaria que essa programação se repetisse, porque está sendo muito bom fazer parte disso", comentou. A aluna Perla Barbosa, 13, do 7º ano, acredita que o projeto vai fazer a comunidade respeitar mais a escola. "Estou adorando. Tem tanta atividade que fica difícil escolher o que fazer."

A partir desse conjunto de ações, a Prefeitura do Recife e o Movimento Novo Jeito pretendem engajar o empresariado local nesta e em futuras parcerias para melhorar a qualidade da educação municipal. "Queremos ajudar, sobretudo, na questão da gestão das escolas, orientando diretores a partir de nossa experiência em administração", salientou o empresário Yuri Romão, da Mycrocred. Cerca de 300 voluntários estão envolvidos nessa mobilização, que segue até dezembro.

 

[gallery link="file"]