NOTÍCIAS

Esportes | 24.08.15 - 09h50

Festival promove inclusão para centenas de paratletas no Santos Dumont

img_alt

Evento promovido pela Prefeitura do Recife incluiu uma corrida inclusiva e diversas modalidades esportivas adaptadas. (Fotos: Irandi Souza/PCR)

 


O Centro de Esportes e Lazer Alberto Santos Dumont, em Boa Viagem, abriu espaço, na tarde deste domingo (23), para o Festival Esportivo da Pessoa com Deficiência. A promoção da inclusão social do segmento foi a principal pauta da 2ª edição do evento, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes. O festival contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, dentre pessoas com deficiência e suas famílias, e fez parte da programação da 14ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Os paratletas puderam participar de modalidades esportivas adaptadas, como bocha, badminton, tênis de mesa, capoeira e basquete. “Minha neta tem deficiência intelectual e, graças a eventos de inclusão como esse, hoje ela é medalhista em natação, uma verdadeira campeã. Essa tarde é muito importante para nós duas. A minha saúde é a saúde dela. Nada compra essa alegria”, declarou, emocionada, Maria das Graças, 60 anos, avó da jovem Joana Freitas, 14 anos.

Enquanto alguns participantes do evento se dividiam em grupos de atividades, como oficinas de brinquedos e orientações de higiene bucal, na quadra do Centro Esportivo acontecia um momento de aquecimento e ginástica. “Tudo o que está acontecendo aqui é muito importante. Promover inclusão não é fácil, mas é muito necessário para que vivamos bem em sociedade”, afirmou Rosália Cavalcante, 44 anos.

A chefe da Divisão de Paradesporto da Prefeitura do Recife,Suely Guimarães, declarou-se emocionada com a realização do evento. “Essa interação das famílias é muito importante e hoje isso se mostrou muito forte. Estou muito emocionada e vou continuar lutando para que tenhamos uma sociedade mais inclusiva”, finalizou a paratleta, bicampeã paralímpica no arremesso de disco (Barcelona-1992 e Atenas-2004), bronze em Atlanta-1996 e recordista mundial da categoria em 1992, 1996 e 2004.

Durante o Festival, aconteceu a primeira Corrida da Inclusão, em que os participantes contaram com o apoio e motivação de suas famílias e acompanhantes. Ao final, todos receberam medalhas por seu esforço. Vasti Araújo, 56 anos, fez questão de destacar a importância do evento. “Praticar esportes é importante para a socialização e para saúde física e mental. É a convergência do social com o individual para a pessoa com deficiência”, avaliou.

Semana - A 14ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência está acontecendo entre os dias 20 e 30 de agosto, com o tema "Inclusão: assuma este compromisso". As secretarias municipais foram convocadas a participar ativamente da promoção dos direitos do segmento, oferecendo serviços inclusivos não apenas durante a semana comemorativa, mas colocando a pauta como compromisso permanente. A temática das atividades alerta para os vários aspectos da vida das pessoas com deficiência, dentre eles o reconhecimento dos seus direitos e a garantia do exercício da cidadania.