NOTÍCIAS

Turismo | 24.08.16 - 16h19

Prefeitura do Recife lança o projeto Olha! Recife Inclusivo

img_alt

Em parceria com o Grande Recife e o Sinfrepe, a Prefeitura do Recife estreia neste sábado o projeto Olha! Recife Inclusivo, que vai oferecer passeios gratuitos regulares para cegos, surdos, cadeirantes e pessoas com deficiência intelectual (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

O Olha! Recife, projeto da Prefeitura do Recife, executado pela Secretaria de Turismo e Lazer, que já levou mais de 16 mil pessoas para passear pelas belezas e atrativos da capital pernambucana, vai ganhar roteiros inclusivos regulares a partir deste mês. Para que todos possam usufruir das histórias que a cidade tem para contar, foi anunciada hoje, durante a 15ª Semana da  Pessoa com Deficiência, a estreia do Olha! Recife Inclusivo. Os primeiros passeios, com destino à obra do artista plástico Francisco Brennand, serão oferecidos neste sábado (27) e domingo (28).

O projeto é resultado de uma parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte e o Sindicato das Empresas de Fretamento de Pernambuco (Sinfrepe), a Santur Viagens e a Asa Branca Turismo. E tem o objetivo de assegurar acesso às políticas públicas, ao lazer e ao livre usufruto da cidade para uma expressiva parcela da população recifense.

"O papel do poder público é esse: fazer com que todo e qualquer cidadão possa se apropriar e usufruir do lugar onde vive. Mas esse projeto tem ainda um outro viés: o de revelar novos produtos turísticos para a cidade", afirmou o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões. No Brasil, afirmou o secretário, há mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, segundo o IBGE. "Desse total,15% costumam viajar. É um público expressivo, que o Recife respeita, acolhe e convida para passear e aproveitar nossa cidade."

Um dos idealizadores e articuladores do Olha Recife Inclusivo, Manuel Aguiar, também da Secretaria de Turismo e Lazer, militante e ativista das causas inclusivas há décadas, chegou a se emocionar. "Esse projeto vai colocar para comungar com a cidade e seus atrativos pessoas a quem faltam muitas oportunidades."

Para Antônio Muniz, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o projeto vem preencher uma lacuna importante. "Turismo e lazer são direito e necessidade de todos."

Em seu último ato público como presidente do Grande Recife, Francisco Papaléo parabenizou a iniciativa da Prefeitura do Recife e ressaltou a importância de políticas e projetos públicas pensados para pessoas com deficiência. "São pessoas que têm limitações físicas, mas não estão paralisadas em sua cidadania, nem em suas possibilidades de sair, sonhar e viver com dignidade.

Os passeios serão oferecidos duas vezes por mês, sempre aos sábados, dentro da programação regular do projeto Olha! Recife. Realizados em vans  adaptadas e num micro-ônibus, os roteiros terão temas que mudarão todo mês. E serão acompanhados por um guia de turismo, intérprete de Libras e audiodescritor.

Para cada passeio, serão disponibilizadas 41 vagas: 29 em um micro-ônibus e 12 em duas vans adaptadas. Das vagas, 3 serão destinadas a pessoas com diferença intelectual e mais 3 para seus respectivos acompanhantes; 3 para surdos e pessoas com acuidade auditiva diminuída e outras 3 para seus acompanhantes; 3 para cegos ou pessoas com acuidade visual reduzida e outras 3 para seus acompanhantes; 8 vagas para cadeirantes e 8 para seus acompanhantes; e 2 vagas para usuários de muletas, andadores, com redução/amputação de membros  e/ou próteses, além de pessoas idosas com mobilidade reduzida e duas para seus acompanhantes.

As demais vagas serão destinadas aos guias de turismo, intérprete de língua Brasileira de Sinais (Libras), audiodescritor e mais um técnico de apoio, além de representante da Secretaria de Turismo e Lazer, responsável por receber e acomodar os participantes.

Para os passeios deste fim de semana, os inscritos devem chegar com 30 minutos de antecedência. Nas duas ocasiões, a saída será da Praça do Derby, que conta com dois abrigos cobertos, de onde sai a linha especial Expresso Arena. Cada roteiro terá, em média, quatro horas de duração.  

As inscrições serão por telefone, amanhã (25), a partir das 9h. O número é o 3355-8605.

 

SOBRE O OLHA! RECIFE

Projeto que leva recifenses e visitantes para conhecer os atrativos e paisagens da cidade em roteiros gratuitos de bicicleta, a pé, de catamarã e de ônibus, o Olha! Recife atendeu 16.331 pessoas e ofereceu 395 roteiros turísticos desde 2013, quando estreou. Foram 132 roteiros de ônibus, com 6.073 participantes; 84 passeios de catamarã, que levaram 7.613 pessoas para navegar pelo Capibaribe; 91 roteiros a pé com 1824 participantes; e 88 passeios de bicicleta que mobilizaram 821 ciclistas.