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Infraestrutura | 24.08.16 - 17h33

Obras para melhorar a mobilidade do transporte complementar já foram concluídas em 70% das vias

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Pacote de intervenções foi lançado pela Prefeitura do Recife há um mês. O investimento é de quase R$ 4 milhões para a recuperação de 19 vias (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

A Prefeitura do Recife já recuperou 13, das 19 vias previstas no pacote de obras viárias que estão em execução para melhorar a mobilidade do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros (STCP), o que representa quase 70% das intervenções previstas na iniciativa. A ação, lançada há um mês pelo município, está investindo quase R$ 4 milhões na pavimentação de importantes ruas e avenidas de acesso por onde passam os ônibus. Ao todo, estão sendo requalificados 7,5 quilômetros de extensão.

O trabalho tem o objetivo de garantir o conforto e a segurança aos usuários do sistema. As intervenções foram definidas a partir de um diagnóstico sobre as condições de trafegabilidade das vias que fazem parte das rotas do transporte complementar. As equipes técnicas observaram, principalmente, o desgaste no paralelepípedo em algumas ruas de acesso às partes mais altas da cidade, que ficavam escorregadias e impediam a passagem dos veículos. Além disso, verificou-se que importantes vias ainda sem pavimentação que tinham o tráfego interrompido nos períodos de chuvas.

Já foram finalizadas a Rua Taguatinga (Água Fria); Ruas Tupiraçava e 21 de Junho (Dois Unidos); Rua Santa Teresa (Nova Descoberta); Rua Alto da Bela Vista (Coqueiral); Ruas Bahia, das Flores, Cel General Gomes de Matos, Virginópolis e José Martorano (Jordão Baixo) e Ruas Rosário do Oeste, Pederneiras e Catolé da Rocha (Jordão Alto).

No momento, estão em andamento as intervenções nas ruas Alto Doutor Caeté, em Nova Descoberta; Afonso Cunha, no Ibura, e na Estrada dos Macacos, na Guabiraba, cuja pavimentação é uma antiga reivindicação dos usuários. A Rua Alto dos Coqueiros, na Linha do Tiro; a Primeira Travessa Padre Cícero e a Avenida Chagas Ferreiras, ambas em Dois Unidos, terão as obras iniciadas até o começo do próximo mês.

INFRAESTRUTURA VIÁRIA - Desde o início da gestão, a Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), tem investido fortemente na manutenção da malha viária da cidade, tratando sua infraestrutura como uma prioridade. Para se ter uma ideia, de 2013 até junho desse ano, foram cerca de R$ 141,5 milhões destinados ao recapeamento de 541 vias, correspondendo a 374,5 quilômetros de extensão.

Neste mesmo período, foram recuperadas 331 vias em paralelepípedo. O aporte na ação foi de R$ 7,4 milhões. As iniciativas de recuperação da malha viária da cidade também contemplaram a recuperação de placas de concreto. Desde 2013, foram substituídas 2607 unidades, a um investimento de mais de R$ 17 milhões.

Recentemente os serviços de recapeamento aconteceram também em locais como a Rua Oliveira Fonseca (Campo Grande); Rua Coronel Fabriciano (Imbiribeira); Rua Capitão Manuel de Araújo Miranda (Cordeiro) e Rua do Espinheiro (Espinheiro). Nesta última via, o trabalho aconteceu no trecho entre a Rua Santo Elias e a Avenida João de Barros e foi finalizado na semana passada.

TRANSPORTE COMPLEMENTAR - O Serviço de Transporte Complementar de Passageiros (STCP) é gerenciado pela CTTU e foi criado com o objetivo de proporcionar maior segurança e mobilidade aos cidadãos entre os bairros da cidade e em áreas de difícil acesso. Atualmente, o sistema beneficia 69 bairros e comunidades do Recife. Desde 2013, mais de 87,5 milhões de pessoas utilizaram o serviço. Este ano, foram cerca de 12 milhões de passageiros apenas no primeiro semestre.

O STCP/Recife é formado por dois tipos de linhas:

Linhas Alimentadoras: Com caráter social, as alimentadoras transportam gratuitamente as pessoas que moram em áreas de difícil acesso até localidades onde circulam veículos de transporte público de passageiros (ônibus, metrô). Ao todo, 18 linhas estão em operação, beneficiando cerca de 40 comunidades.

Linhas Interbairros: facilitam o deslocamento de pessoas entre os subúrbios da cidade, sem passar pelo centro do Recife e nem nos corredores de ônibus. Neste caso, o transporte é remunerado e o usuário paga o valor equivalente à tarifa do anel "A" (R$ 2,80). As sete linhas em circulação ainda garantem o benefício da meia passagem aos domingos e a estudantes, além da gratuidade para deficientes físicos e idosos.