Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.08.16 - 19h44

Prefeitura do Recife coloca em funcionamento a 10° base do SAMU 192

img_alt

O ponto de apoio descentralizado está localizado no Hospital da Mulher do Recife, no Curado (Foto: Insldo Lins/PCR)

 

A capital pernambucana ganhou, na tarde desta quarta-feira (24), a 10ª base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O ponto de apoio está instalado na área do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, às margens da Br-101. Seis bairros próximos serão beneficiados com o funcionamento do serviço. De 2013 para cá, o número de bases descentralizadas do Samu, inauguradas pela Prefeitura do Recife, subiu de quatro para dez.

O espaço conta com uma sala de estar, sala administrativa, copa, DML e três dormitórios para repouso dos seis profissionais que trabalharão em regime de plantão 24h. “Esta base respeita as necessidades dos trabalhadores que se dedicam ao atendimento pré-hospitalar, que, na maioria das vezes, é nas ruas, um ambiente de muita dificuldade. Por isso, é preciso ter uma base com as condições de trabalho adequadas, feito esta. Com ela, a gente consegue cobrir todo o território da cidade”, afirmou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

No local, ficarão de prontidão duas ambulâncias – sendo uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA/UTI móvel). A primeira circula com um condutor e um técnico de enfermagem; a USA é composta por uma equipe formada por um condutor, técnico de enfermagem, enfermeiro e médico. A BR-101 e os bairros do Ibura, Várzea, Torrões, Totó, Jardim São Paulo e Tejipió são os principais beneficiados com a instalação do equipamento.

De acordo com o coordenador geral do Samu Metropolitano, Leonardo Gomes, a população continuará acionando o serviço da mesma forma, através do telefone 192. “Estamos em condições de atender dos casos mais simples aos mais graves. A vantagem é que este equipamento é descentralizado, e vai atender cerca de 25% das ocorrências, ou seja, o socorro vai chegar mais rápido para quem mora aqui perto. Daqui, tem saída rápida também para a Zona Norte, que facilita o deslocamento”, explicou.

A base também dispõe de uma incubadora neonatal, utilizada para transferências de recém-nascidos. Para a diretora do HMR, Isabela Coutinho, o ponto instalado na unidade dá um incremento na assistência à população. “O mais importante é que aumenta a abrangência do atendimento que os recifenses merecem e desejam”, disse Isabela. O Hospital da Mulher do Recife tem gestão do Hospital de Câncer de Pernambuco.