Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 24.08.17 - 16h56

Concerto da Orquestra Sinfônica do Recife encanta plateia no Teatro de Santa Isabel

 
Apresentação realizada na noite de ontem atraiu um público jovem e entusiasmado

 

A Orquestra Sinfônica do Recife realizou, nesta quarta (23) seu tradicional concerto mensal, no Teatro de Santa Isabel. Os acordes comandados pelo maestro Marlos Nobre foram aclamados pelo público. Para a ocasião, o programa contou com o prelúdio da ópera Carmen, de Georges Bizet, e finalizou com a primeira sinfonia de Johanes Brahms. A iniciativa de levar música clássica ao alcance da população, de forma gratuita, é uma ação da Secretaria de Cultura do Recife.

A noite chuvosa e em clima de romance foi expandida pela experiência clássica no Teatro de Santa Isabel. Um público curioso e eufórico foi conquistado pela dinamicidade das duas obras. Muitos jovens estavam presentes, provando que a iniciativa de proporcionar espetáculos clássicos está tornando a música erudita cada vez mais interessante para todas as idades.
Eduardo Scanoni (39), que acompanha os concertos no Teatro de Santa Isabel há três anos, levou, ontem, seu filho, Túlio, de nove anos, a tiracolo. “Eu sou um curioso por música. Queria apresentar esse cenário para ele”, comentou.

A professora Ducilene Arruda, da Escola de Referencia em Ensino Medio Engenheiro Lauro Diniz, promoveu um encontro parecido, mas numa escala bem maior. Levou uma turma de 34 alunos para assistir ao concerto. Antes da apresentação, os estudantes do terceiro ano aprenderam sobre a arquitetura e história do teatro. “Já fiz o mesmo com outras turmas. Gosto de incentivar o crescimento cultural de todos os meus alunos”, disse.

O DJ440, que atua desde a década de 90 sacudindo pistas de dança com sons brasileiros, prestigiou o espetáculo de música erudita. “Os tons evoluem de uma maneira que só num concerto é possível observar. Como não estou habituado a esse tipo de música, achei surpreendente”, comentou, adiantando que pretende ver outros concertos.

A Orquestra Sinfônica do Recife realizou seu primeiro concerto no Teatro de Santa Isabel, em 1930. Atualmente, os concertos têm periodicidade mensal.