Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 24.08.18 - 14h54

Inauguração de horta sensorial marca Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

img_alt

Projeto da Escola Municipal Santo Amaro envolve 35 alunos com deficiência (Foto: Cortesia)

 

Estudantes da Escola Municipal de Santo Amaro participam, na próxima segunda-feira (27), a partir das 8h, da inauguração de uma Horta Sensorial. A ação faz parte das comemorações da 17ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, realizada pela Prefeitura do Recife e conta uma parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e Secretaria do Meio Ambiente.

Com o objetivo de integrar alunos com e sem deficiência, além de estimular os sentidos, a horta sensorial se diferencia das hortas normais por manifestar-se através de quatro sentidos. O tato, através das texturas das plantas, a audição, com os repuxos d’água, a visão, através das cores e o olfato com os aromas das espécies. Ao todo 35 alunos com autismo, cadeirantes, surdos, baixa visão, síndrome de down, entre outros, fazem parte do projeto.

Na horta, mais de 70 mudas doadas pelo IPA foram plantadas pelos alunos com orientação de engenheiros agrônomos da Emlurb e da Secretaria do Meio Ambiente. Entre as espécies, hortaliças e plantas medicinais. O espaço também foi pensado para que os cadeirantes pudessem circular livremente. Para Maria Luiza Melo, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), todo o projeto foi pensado para integrar os alunos. “A horta terá importante papel no desenvolvimento dos sentidos e na construção do imaginário e da criatividade dos alunos como o contato através do tato, olfato, por exemplo, mas também vai possibilitar mais contato com a natureza, mexer na terra, cuidar das plantas”, conta a professora.

A programação na escola segue recheada de ações durante toda manhã. O professor Gustavo, profissional da rede de ensino municipal e que é deficiente visual, faz apresentação especial com seu cão guia, além de apresentação musical com libras, pintura de painel Inclusivo, entre outros.

 

 Serviço:

 

17ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Inauguração da Horta sensorial

Onde: Santo Amaro (Vereador Bria) – Avenida Norte , 752

Horário: A partir das 8h

 

17ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura do Recife deu início, na última terça-feira (21), à 17ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Na programação, que vai até o dia 28 seminários, corridas e passeios turísticos inclusivos, luau na praia de Boa Viagem, apresentações culturais, ações de cuidado com a saúde das pessoas com deficiência e de seus cuidadores, eleição do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife (Comud), entre outras atividades.

Com o tema “Cultura, turismo, esporte e lazer: isso também é direito de todas as pessoas”, o evento, organizado pela Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, vinculada à SDSJPDDH, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da igualdade de oportunidades, comemorar as conquistas desse segmento e debater os desafios para a sua efetiva inclusão na sociedade.

Instituída pela Lei Municipal nº 18.246/2016, a 17ª edição da Semana da Pessoa com Deficiência do Recife coloca em foco assuntos relacionados ao artigo 42 da Lei Brasileira de Inclusão, que prevê que a pessoa com deficiência tenha direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades em relação às demais pessoas.