Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 24.08.18 - 16h12

Projeto da Prefeitura do Recife conquista primeiro lugar em prêmio nacional de Melhores Práticas Sustentáveis

img_alt

Secretaria de Educação conquistou o 7° Prêmio A3P de Melhores Práticas promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (Foto: Cortesia)

 

A Secretaria de Educação do Recife, por meio da Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação  (DETEC) conquistou o primeiro lugar do 7º Prêmio A3P de Melhores Práticas, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, em Brasília. A DETEC ganhou na categoria Gestão de Resíduos Sólidos, com o projeto “Centro de Educação, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade – CETIS). (Destinação de componentes de computadores usados para projetos educacionais).

As práticas exitosas da rede consistem em reutilizar componentes de computadores obsoletos em um trabalho de metarreciclagem e reaproveitamento de peças. Atualmente, mais de 300 deles foram reciclados, com reutilização de peças em aulas de robótica e na construção de obras de arte. O projeto foi consolidado a partir de ações como cursos e oficinas de teoria e técnicas de metarreciclagem, robótica com ferramentas e automação, arte e metarreciclagem; exposição em feiras educativas; recondicionamento de computadores e doação. Só no primeiro semestre de 2018, o projeto  atendeu 15 escolas e beneficiou mais de 500 estudantes.

A proposta visa adotar novas práticas de destinação dos resíduos tecnológicos, com aprendizagens significativas e incentivo à pesquisa, que ampliam o conhecimento da comunidade escolar sobre práticas sustentáveis e cultura de reuso. Diretor-executivo de Tecnologia na Educação Francisco Luiz dos Santos, comemora a conquista. “Pela primeira vez o Recife conquistou um Premio A3P. Diante de projetos milionários, conseguimos mostrar, ao invés de valor financeiro, valor no futuro, que foi investir nas crianças que vão trabalhar neste mundo de forma mais sustentável”, destacou o diretor.

O prêmio tem por objetivo dar visibilidade às iniciativas de responsabilidade socioambiental implementadas na administração pública e estimular a replicação das ações bem-sucedidas, reconhecendo o mérito das atividades promovidas pelos órgãos públicos na prática da A3P durante o ano de 2017. Ao todo 12 instituições foram premiadas.

As práticas da rede recifense estão em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal Nº 12.305 de 02/08/2010; Lei Estadual Nº 14.236 de 13/12/2010 e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Decreto Nº 27.045 de 19/04/2013 e, atentos ao descarte dos resíduos pelo poder público, foi constatada a necessidade da implantação do Centro de Educação em sustentabilidade.