Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 24.08.21 - 14h26

Paço do Frevo celebra mês do patrimônio com programação virtual de debates do programa Patrimônio Inquieto

img_alt

Até amanhã (25), encontros virtuais gratuitos reunirão representantes da Troça Mista Carnavalesca Cariri Olindense, do Coletivo Batekoo e do Museu Nacional da Colômbia para discutir as relações entre periferias e patrimônios no mundo. Inscrições são gratuitas. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Para provocar reflexões sobre patrimônio, a partir do entendimento de que museus são potentes ferramentas de transformação social, o Paço do Frevo realiza, até amanhã (25), a segunda edição do programa Patrimônios Inquietos. Em formato virtual, a programação contará com a inédita participação do Museu Nacional da Colômbia, com sede em Bogotá. Participam ainda das conversas, que pretendem discutir as relações entre periferias e patrimônios, entre culturas que são invisibilizadas e as que são institucionalizadas, a Troça Mista Carnavalesca Cariri Olindense, de Olinda, e o Coletivo Batekoo, que tem atuação nacional.

A programação teve início ontem. Hoje (24), a conversa será pautada pelo tema “Periferias em Rede” e reunirá dois coletivos com ações de destaque para o desenvolvimento de jovens e das suas comunidades, tendo a arte e a mirada crítica sobre questões sociais como força motriz. Além da Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense, representada pelo carnavalesco, diretor e neto do fundador da troça, Hilton Santana, participa da conversa o Coletivo Batekoo, que representa o movimento negro e LGBTQIA+, a partir da promoção de ações de valorização à diversidade e ao empoderamento de minorias por meio da música e da dança. O Batekoo será representado pelo musicista, pesquisador e educador Leonardo Moraes Batista. A programação começa às 16h, na plataforma on-line Zoom, com mediação de Geisa Agrício, do Paço.

Amanhã (25), os diálogos entre instituições e periferias terão foco nas ações educativas, com o tema “Saberes Periféricos”. Para fortalecer a rede de iniciativas e ativações com foco na educação e no desenvolvimento, expandindo as trocas entre museus, comunidades e coletivos, o Museu Nacional da Colômbia e o Paço do Frevo trocarão experiências, representados por seus setores de Educação. Participam da conversa o coordenador do Programa de Comunidades, Acessibilidade e Inclusão do Museu Nacional da Colômbia, Alejandro Suárez Caro, e o coordenador de Educação do Paço do Frevo, Carlos Lima. O encontro está marcado para as 16h, no horário brasileiro, e 14h no horário da Colômbia.

As inscrições devem ser feitas no link: https://forms.gle/uir4XqdW4ExY8vqK7.

Exposição – Em sua última semana em cartaz, a exposição “Manifestações Culturais do Brasil - A celebração viva do patrimônio imaterial”, apresenta, com recursos audiovisuais e interativos, os 48 bens culturais registrados como patrimônio cultural brasileiro pelo IPHAN. Montada no segundo andar do Paço, a mostra divide os patrimônios em quatro categorias: Saberes, Lugares, Celebrações e Formas de Expressão. 

Técnicas de produção de cerâmicas, de instrumentos musicais, de artefatos indígenas, assim como a representação de ritmos e festividades, incluindo indumentárias de diversas manifestações culturais brasileiras (Complexo Cultural Bumba-meu-boi, Maracatus, Festival de Parintins etc.) compõem o acervo da exposição, que tem curadoria do Mestre e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Luciano Figueredo.

 

SERVIÇO

Patrimônios Inquietos II

Quando: Até 25/08, a partir das 16h

On-line, pela plataforma Zoom

Inscrições gratuitas: https://forms.gle/uir4XqdW4ExY8vqK7