Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 24.09.18 - 14h24

Bairro do Recife foi palco de I Parada Estudantil do Recife

img_alt

(Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Cerca de 1.000 estudantes de 16 escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife invadiram as ruas do Bairro do Recife na tarde deste domingo (23) para a vivência do da I Parada Estudantil do Recife, acontecimento que visou resgatar os desfiles cívicos e divulgar as produções pedagógicas realizadas nas escolas do Recife. A concentração e o início do evento aconteceu às 15h, na sede da Prefeitura do Recife, de onde a Parada saiu em direção ao Boulevard da Avenida Rio Branco e cuja culminância aconteceu no Marco Zero da cidade.

Animados por bandas e fanfarras de nove das escolas participantes, os grupos foram divididos em seis temáticas, todas ligadas ao tema Recife Capital do Nordeste e que gerou subtemas ligados ao conceito principal: Recife Multicultural, Veneza Brasileira, Recife dos Parques, Recife dos Museus, Recife Geração Z e Boi Voador. Cada escola, por sua vez, escolheu trabalhar os eixos e criar seus próprios subtemas. Assim algumas traziam cartazes, faixas e materiais que falaram de águas do Capibaribe, sobre Robótica e sobre as pontes do Recife, por exemplo.

Para Liane da Conceição Silva, 12 anos, a estreia em desfiles cívicos, a experiência foi única. “Resolvi participar porque a professora me chamou e é uma emoção muito grande porque gosto de tudo que esteja ligado à música”, revelou a estudante da escola Arquiteto Alexandre Muniz. Para o diretor Executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, a Parada Estudantil promove trocas de experiências e enriquece o repertório dos alunos. “Além de despertar o espírito cívico, as escolas podem mostrar o que produzem de melhor de cultura e manifestações artísticas”, pontuou.

Escolas participantes:

  1. Escola Municipal de Tempo Integram Divino Espírito Santo
  2. Escola Municipal Professora Almerinda Umbelino de Barros
  3. Escola Municipal Karla Patrícia
  4. Escola Municipal Paulo VI
  5. Escola Municipal Octávio de Meira Lins
  6. Escola Municipal Pastor Paulo Leivas Macalão
  7. Escola Municipal de Tempo Integral Nadir Colaço
  8. Escola Municipal Professor Potiguar Matos
  9. Escola Municipal Antônio Farias Filho
  10. Escola Municipal Arquiteto Alexandre Muniz
  11. Escola Municipal Antônio de Brito Alves
  12. Escola Municipal Lagoa Encantada
  13. Escola Municipal Maria Sampaio Lucena
  14. Escola Municipal Luiz Vaz de Camões
  15. Escola Municipal São Cristóvão
  16. Escola Municipal Reitor João Alfredo