Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 24.09.21 - 17h29

PCR encerra Semana de Mobilidade com ações da Trupe da CTTU nas escolas do Recife

img_alt

Durante toda a semana, agentes de trânsito realizaram blitze para orientações aos motociclistas e os arte-educadores visitaram escolas para levar informações sobre segurança viária aos estudantes. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A Prefeitura do Recife encerrou nesta sexta-feira (24) a Semana de Mobilidade, que trouxe programações em várias áreas para debater a Segurança Viária no município. A última atividade foi uma ação dos artistas educadores da Trupe da CTTU em escolas do Recife. Ao todo, cinco colégios foram visitados na cidade. Além disso, as ações educativas envolveram motoristas de ônibus, de carros e motociclistas. As equipes de gestão de dados, engenharia e fiscalização também realizaram atividades na programação, que trouxe como tema “Respeito no trânsito protege vidas”. As ações foram desenvolvidas em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.

Ainda na sexta-feira (17), a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), lançou a primeira etapa da Pesquisa de Origem e Destino, uma ferramenta para a população contribuir com suas informações de deslocamento, que servirão de base para os projetos de mobilidade do Recife. O acesso pode ser feito no site cttu.recife.pe.gov.br ou pelo aplicativo Conecta Recife. Até o momento, mais de 400 pessoas já contribuíram. Além disso, foi lançado o Relatório de Vítimas Fatais do Recife, mostrando a diminuição de 65% nas vítimas de trânsito da cidade entre 2015 e 2020.

“O Recife vivenciou a experiência de uma Semana de Mobilidade cheia de programações e com entregas importantes para o município, como a Ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque e a Faixa Azul da Avenida Visconde de Jequitinhonha. Estamos trabalhando para fazer cada vez mais pelo Recife e avançar em uma mobilidade focada nas pessoas”, destaca Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

Na segunda-feira (20) a programação começou com blitze do Programa Piloto Seguro, que integra educação e fiscalização de trânsito com o objetivo de reduzir os fatores de risco com motociclistas. Ao todo, mais de mil motociclistas foram abordados durante a semana e receberam orientações sobre o afivelamento correto do capacete, a adequação da velocidade regulamentada e condutas seguras no trânsito.

Além da fiscalização, as ações educativas também aconteceram de segunda (20) até sexta-feira (24). Ao todo, 80 motoristas de ônibus foram treinados para respeitar os ciclistas. O encontro envolveu uma parte teórica com informações sobre o Código de Trânsito Brasileiro e, na parte prática, os condutores subiram em uma bicicleta para perceber o incômodo e a insegurança de quando os ônibus não respeitam a distância mínima de 1,5 m, como estabelece o artigo 201 do CTB.

Durante o Dia Mundial Sem Carro, a Trupe da CTTU distribuiu a cartilha “Bora de bike, Recife?” em vários pontos da cidade para estimular os condutores a utilizarem a bicicleta, um meio de transporte que leva a uma mobilidade mais sustentável. A empresa Tembici, responsável pelo BikePE, também disponibilizou 500 vouchers para retirada gratuita das bikes do projeto como forma de incentivar a mobilidade ativa por bicicleta e a descarbonização da cidade.

No eixo de infraestrutura e desenho urbano, um novo projeto foi implantado no bairro de Santo Amaro para ampliar a conexão entre as ciclofaixas do Centro e da Zona Norte: uma nova etapa para a Ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque foi implantada com 1 km de extensão, garantindo uma nova ligação entre a Ciclovia Jornalista Graça Araújo, Ciclovia Via Norte e o Eixo Cicloviário Camilo Simões. Além disso, a rota foi requalificada, tornando-se bidirecional no trecho da Rua Treze de Maio para facilitar ainda mais a conexão com a Ciclovia Jornalista Graça Araújo. Uma nova área de trânsito calmo também foi implantada na Rua Frei Cassimiro com uso de urbanismo tático para induzir a redução de velocidade na via e garantir mais segurança viária. O eixo de infraestrutura trouxe, também, a implantação de uma nova Faixa Azul na cidade, dessa vez na Avenida Visconde de Jequitinhonha, com 2,2 km de extensão, que vai beneficiar mais de 65 mil passageiros, além de fazer uma ligação com os 6 km de corredores exclusivos já existentes no corredor centro-sul.

Além das intervenções, um efetivo com 50 agentes de trânsito se reuniu para chamar atenção da população quanto à sobrecarga do Sistema Único de Saúde devido aos sinistros de trânsito. Os profissionais saíram, na quinta-feira (23), em motos e viaturas para doar sangue no Hemope e, assim, conscientizar a população de que o respeito às leis de trânsito salva vidas.