Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 24.10.17 - 17h57

Atletas do Compaz Ariano Suassuna vivenciam o beach soccer com a Seleção Brasileira

img_alt

Oportunidade faz parte do projeto social da Confederação Brasileira de Beach Soccer, que tem como objetivo reunir estudantes da rede pública em uma integração e treinamento junto à comissão técnica e atletas da Seleção Campeã Mundial. (Foto: Hesíodo Góes/Seturel-PE)

 

Jovens atletas da escolinha Sub 15 de futebol do Compaz Escritor Ariano Suassuna, que também compõem o União da Gávea, time que representa o bairro dos Torrões dentro do Recife Bom de Bola, campeonato de várzea da Prefeitura do Recife, foram convidados pela Seleção Brasileira de Beach Soccer para uma grandiosa vivência esportiva. Nesta terça-feira (24), os atuais campeões da Copa do Mundo FIFA, que estão na cidade a convite do Governo de Pernambuco, proporcionaram uma aula de fundamentos do beach soccer e ainda jogaram bola com os meninos do Compaz.

Mãos suando e olhos que irradiavam alegria assistindo ao treino dos profissionais, Lucas Daniel, de 15 anos, estava visivelmente ansioso para a experiência que estava prestes a viver. "Tenho certeza que o dia de hoje vai me ajudar a ter mais visibilidade de jogo, sem contar que também é uma experiência inesquecível", disse. 

A Confederação Brasileira de Beach Soccer conta com uma ação social chamada de CBSB Social que tem como objetivo reunir estudantes de escolas da rede pública para uma integração e treinamento com os jogadores profissionais e comissão técnica. "Este é um encontro muito importe para eles porque é uma oportunidade única que muitos nunca sonharam em viver. Quando você tem um sonho no esporte, conhecer alguém da modalidade que você gosta é muito grandioso", afirmou Marcelo Ricardo, professor da escolinha de futebol do Compaz Marcelo Ricardo.

Os jogadores do Sub 15 do União da Gávea, treinam na escolinha de futebol oferecida gratuitamente dentro do Compaz do Cordeiro. Eles participaram das atividades com a comissão técnica da seleção. Sob o comando do auxiliar técnico Chico Castelo Branco, que também é treinador da seleção sub-20. Os jovens atletas realizaram um circuito de fundamentos da modalidade, receberam dicas dos jogadores e ainda puderam participar de um coletivo com os craques da seleção. 

"Esse contato pode mudar a vida desses jovens. Eles alimentam sonhos e têm a oportunidade de vivenciar isso de perto nesse contato. Nosso objetivo é que atletas sejam formados como cidadãos de bem, como agentes transformadores. É para isso que existe o CBSB Social. É o nosso maior legado", ressaltou o vice-presidente da Confederação de Beach Soccer do Brasil, Gustavo Sampaio.

A secretária-executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, reforçou o quanto vivenciar o esporte e ter acesso a atletas profissionais faz a diferença. "Essa é uma oportunidade de alimentar o sonho desses jovens, de ter acesso a pessoas que eles podem ter como referência ou meta. Ações assim tornam o futuro no esporte mais palpável e é uma experiência muito importante", destacou. Ainda segundo a pentatleta, a curiosidade pode ser um impulsionador para dar ainda mais gás aos jovens atletas.  "Eles têm uma curiosidade comum de conhecer e ver de perto como que um time profissional funciona. E aqui estamos tendo a chance de mostrar pra eles que o que eles sonham pode se tornar realidade, que esse sonho não é tão distante".

A Seleção está no Recife se preparando para a Copa Intercontinental Dubai 2017 no recém-inaugurado Centro de Esportes de Praia do Santos Dumont, em Boa Viagem. "Receber a seleção brasileira no novo Centro de Esportes de Praia do Santos Dumont já foi uma grande conquista. E hoje pudemos ampliar esse horizonte com a ação social. Esses jovens com certeza vão guardar na memória os ensinamentos e o momento único de poder estar bem perto de grandes referências do esporte", comentou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. 

Ainda nesta quarta-feira (24), o técnico da seleção brasileira de Beach Soccer, Gilberto Costa, realiza um momento com profissionais da rede estadual e municipal de ensino e professores de Educação Física no Compaz Ariano Suassuna. O encontro é gratuito para o público-alvo e será realizado a partir das 20h no Auditório do Compaz.

 

Recife Bom de Bola - Campeonato de várzea promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, o Recife Bom de Bola é uma iniciativa que utiliza o futebol como ferramenta de inclusão social. A competição conta com quase 8 mil atletas inscritos em sete categorias.