Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 24.10.17 - 16h44

Concerto comemora 59 anos da Banda Sinfônica do Recife

img_alt

Amanhã (25), os 59 anos de atividades da banda serão celebrados com repertório bem diversificado, que contempla desde a produção erudita de grandes compositores russos do século XX, à bossa nova, trilhas de filmes e frevo (Foto: Wesley D´Almeida/PCR)

 

Nesta quarta-feira (25), a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel, a Banda Sinfônica do Recife celebra 59 anos de atividades, no 8º concerto da temporada de 2017. A apresentação, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, será gratuita e aberta ao público. Os interessados devem chegar ao teatro com uma hora de antecedência para retirar o ingresso.

A música Festive Overture opus 96, do compositor russo, e um dos mais célebres do século XX, Dmitri Shostakovich, abrirá a noite de festa. Em seguida, será executado um medley de bossa nova, com as músicas Manhã de Carnaval, de Luiz Bonfá; Samba de Verão, de Marcos Valle; Batida Diferente, de Durval Ferreira e Maurício Einhorn; Influência do Jazz, de Carlos Lyra; Canto de Ossanha, de Baden Powell e Vinícius de Moraes; e Chega de Saudade, do saudoso Tom Jobim.

O terceiro momento do concerto será uma homenagem in memorian ao maestro José Menezes, um dos três mais gravados compositores de frevo do mundo, ao lado de Capiba e Nelson Ferreira. A banda tocará o último frevo de rua composto por ele: Bico Doce, grande vencedor do concurso Recifrevo de 1995.

Honrando uma das mais aclamadas tradições da aniversariante Banda Sinfônica, o quarto momento do concerto será dedicado a grandes sucessos do cinema. A trilha escolhida para a apoteose pop do concerto será a música, do filme A Missão, Gabriel´s Oboe, do compositor, arranjador e maestro italiano Ennio Morricone.

Em seguida, para fechar a noite em grande estilo, será executado um potente medley inspirado na era das big bands, seguido da delicadeza da composição Berceuse e Finale, a Suité do Balé O Pássaro de Fogo, do compositor, pianista e maestro russo, considerado um dos compositores mais importantes e influentes do século XX, Igor Stravinsky.

Banda Sinfônica do Recife - Fundada no dia 7 de outubro de 1958, a Banda Sinfônica do Recife começou com um efetivo de 34 músicos e se apresentou pela primeira vez no dia 24 de dezembro daquele mesmo ano, no Sítio Trindade. Nestas quase seis décadas de atividades, já teve grandes músicos como regentes, como Geraldo Menucci, o primeiro, Lourival Oliveira, Antônio Albuquerque, Luiz Caetano, José Genuíno, Júlio Rocha, Ademir Araújo, Edson Rodrigues, Ricardo Normando e Maestro Duda. Patrimônio de todo o povo pernambucano, a Banda Sinfônica do Recife está, desde 2002, sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino.

 

Serviço

Concerto de Aniversário da Banda Sinfônica do Recife

Data: Amanhã, 25 de outubro

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio

Entrada franca

Informações: 3355-3322