Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 24.10.17 - 17h27

Estudantes da rede municipal de ensino aprendem sobre Matemática e Ciências no Jardim Botânico do Recife

img_alt

Visita fez parte da XII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia e reuniu cerca de 50 alunos da escola General Emídio Dantas Barreto (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Cerca de 50 estudantes da Escola Municipal General Emídio Dantas Barreto, situada em Santo Amaro, visitaram, na manhã desta terça-feira (24), o Jardim Botânico do Recife (JBR). A atividade fez parte da XII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que acontece até o domingo (29) com mais de 50 atividades gratuitas em seis polos, como exposições, palestras, oficinas, jogos e trilhas. Dentro da temática da Semana, que é “A Matemática está em Tudo!”, os alunos aprenderam, por meio de apresentações de pesquisas feitas no JBR, como os números estão presentes na natureza.

Os trabalhos serão apresentados aos visitantes do Jardim Botânico, até o próximo domingo. Na visita, os estudantes, matriculados no 5º Ano, aproveitaram para conhecer os diversos ambientes do espaço, como o orquidário e o jardim sensorial, interagindo também com a fauna e a flora. “Adorei o passeio, principalmente as plantas, os peixes e os saguis”, disse Ronald Caetano, de 11 anos. “Aqui é muito legal. Gostei das plantas tropicais e dos bichos”, completa seu coleguinha Nicolas Natário.

O monitor Pedro Almeida apresentou aos estudantes o trabalho “Valor Nutricional em Frutas e Suas Partes de Uso Não Convencional”, elaborada pela também estagiária Gisele Lemos. A ideia é mostrar que algumas partes das plantas têm alto valor nutricional, mas não são usadas na alimentação. “Por exemplo, a casca de abacaxi pode ser processada e consumida na forma de farofa. Ela tem proteínas, carboidratos, calorias, cálcio, ferro, sódio e potássio”, afirma Almeida, que citou também exemplos como a casca de banana, a vinagreira e a pitanga. A Matemática esteve presente no trabalho por meio dos quantitativos de nutrientes de cada alimento.

EVENTO - A ideia da Semana é demonstrar como a Matemática é aplicada através de diversos campos, como Medicina, Indústria Farmacêutica, Alimentação, Estatística, Economia Doméstica, Geometria, Criação de Computadores, Aviação, Artes, Produção de Filmes e Partituras Musicais, entre muitos outros.  As atividades estão sendo realizadas no Econúcleo Jaqueira, Jardim Botânico do Recife, IFPE - campus Jaboatão dos Guararapes, Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, Unicap e Museu de Ciências Nucleares da UFPE.

Ainda na terça, durante todo o dia, estão havendo oficinas de robótica no Bloco D da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Das 14h às 17h, a Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, será palco para a palestra “Ciências nucleares e a Matemática: ferramentas interativas”, com a professora Denise Levy. Na quarta-feira (25), a programação continua com visitação de escolas ao Museu de Ciências Nucleares, na Cidade Universitária, e novas oficinas de robótica na Unicap.

A quinta-feira (26) será marcada por várias atividades no Econúcleo Jaqueira, durante todo o dia, como oficinas, jogos, trilha, visita guiada e contação de histórias, relacionadas à temática do evento. A partir das 14h, o IFPE de Jaboatão dos Guararapes receberá a exposição “Aplicações Nucleares e a Matemática” e a oficina “Animação digital com Tablets”. A programação no Econúcleo Jaqueira seguirá até o domingo (29).

 

Programação completa: CONFIRA AQUI