Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 24.10.18 - 14h25

Murillo La Greca recebe programação gratuita do festival de arte independente Palco Preto

São três opções de oficinas, além de exposição de arte, performances, debate e cineclube. Atividades são gratuitas e seguem até o próximo dia 6 de novembro

 

Até o próximo dia 6 de novembro, o Museu Murillo La Greca vai receber oficinas gratuitas, voltadas para o público negro, além de debate e exibição de filmes, dentro da programação do III Palco Preto, mostra independente de Artes Integradas realizado pelo CARNE - Coletivo de Arte Negra. O evento terá outras programações e datas em outras cidades da região Metropolitana.

Serão três oficinas gratuitas e ministradas no próprio museu. Uma delas, que terá como facilitador o ator, produtor, performer e arte-educador Rodrigo Cavalcanti, é sobre Sobrevivência Artística e trata das ferramentas e dispositivos para gerir e pensar o mercado das artes para artistas e grupos independentes, com o intuito de sistematizar demandas de produção que os processos e produtos artísticos geram para pensar em estratégias e procedimentos eficientes de criação e gestão de projetos ou empresas culturais, contextualizado com as políticas públicas e principais mecanismos de financiamento vigentes no país.

Ministrada pela tecnóloga em design de moda, estilista, pesquisadora, facilitadora e artesã Oluyá França, a oficina de Economia Criativa para Empreendedores é dedicada a realizadores, escritores e estudantes de arte. Tem como objetivo treinar empreendedores criativos, possibilitando o crescimento da economia em suas comunidades e oferecendo uma experiência de planejamento de negócios que leva à prototipagem rápida, com baixo custo de desenvolvimento.

Tem opção também para o público infantil: a Oficina de Contação e Criação Histórias Pretas, ministrada pelo Coletivo Eu Passarinho, de contação de histórias e contos ancestrais. A atividade é destinada a crianças a partir de seis anos.

Todas as oficinas ainda têm vagas disponíveis. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: carne.coletivoproducao@gmail.com. Informações: 3355-3128.

Programação artística – O La Greca recebe atividades do Palco Preto também no dia 26, quando haverá a abertura da exposição da III Mostra Palco Preto, com performances de Briê Santos, Clivson David e Mário Bros, Maquiavel MC e Yuri Ilumin. Na ocasião, serão expostos trabalhos de: Amanda Souza e Priscilla Melo (PE), Castiel Vitorino (ES), Ceci Bandeira (PA), Coletivo Encruzilhada (PE), Clivson (PE), Déba Tacana (PE), Erlon Warner (PE), Flaw Mendes (PB), Hamal (PE), Hariel Revignet (GO), entre outros. A exposição segue em cartaz no Murillo La Greca até o fim do festival.

No dia 30 de outubro, o museu recebe ainda o debate Recriação de Imaginário, com Lia Letícia, Rosa Miranda e Cíntia Lima, às 19h. E, no dia 6, será realizada a Leitura de Portfólio com Edson Barrus, seguida de cineclube com exibições de vários curtas no jardim do Museu. A partir das 15h.