NOTÍCIAS

Cultura | 24.11.11 - 12h29

II Fórum de Gênero do Recife encerra as atividades de 2011

Durante o encontro, as moradoras do Recife irão discutir o tema “Os Direitos Humanos e as Mulheres – Conselhos de Direitos e de Defesa”

Por Muciolo Ferreira

Com um debate sobre “Os Direitos Humanos e as Mulheres – Conselhos de Direitos e de Defesa” será encerrado, nesta sexta-feira (25), o ciclo anual de palestras, debates e oficinas do II Fórum de Gênero do Recife. O encontro será das 15h às 18h, no Auditório do Bloco J da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com a participação de 178 pessoas que foram inscritas. Na última reunião de 2011, será definida a agenda de trabalho do III Fórum de Gênero do Recife, que começa em maio de 2012 e terá quatro módulos de palestras, debates e oficinas.

O evento é uma promoção conjunta da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Especial da Mulher, e o Núcleo Gestor de Gênero da Unicap. A iniciativa tem ainda como parceiros o Conselho Municipal da Mulher e o Fórum Temático da Mulher do Orçamento Participativo. Durante o último encontro anual serão conferidos certificados de participação às pessoas que tiveram uma média de 70% de frequência nos quatro encontros do fórum.

Segundo a titular da pasta Especial da Mulher, Rejane Pereira, “o fórum foi criado com o objetivo de promover o debate e a discussão de gênero dentro da universidade, com o corpo docente e os alunos, além da participação das mulheres de vários segmentos da sociedade interessadas em aprofundar a temática de gênero”.

Para Rejane Pereira, a iniciativa fortalece as experiências na área de gênero em sua dimensão e contribui na elaboração de projetos de pesquisas a serem desenvolvidos pelos professores e alunos. Além do corpo docente e dos universitários, os encontros tiveram a participação das mulheres dos fóruns regionais e temáticos do OP, do Movimento de Mulheres, de membros do Ministério Público de Pernambuco e da Delegacia Especializada da Mulher.

Palestras – O fórum foi instalado em junho com o debate “Amor não rima com dor”. Em agosto foi discutida “A Lei Maria da Penha e os seus aspectos legal na vida das mulheres”. No mês de setembro o tema abordado foi “Cidade Segura para as Mulheres e Mobilidade Urbana”. Em todos os encontros foi inserida nos debates a questão da violência contra a mulher e o reconhecimento de que ela já nasce num contexto de desigualdade.