NOTÍCIAS

Educação | 24.11.15 - 18h11

Professores e estudantes da rede municipal participam de palestra sobre robótica

img_alt

As experiências da rede municipal nos eventos e competições foram o foco da atividade, realizada na Escola Estadual Brigadeiro Eduardo Gomes. (Foto: cortesia)


Os professores Cid Espíndola e Suely Bezerra, da equipe de coordenação do Programa Robótica na Escola, ministraram, nesta segunda-feira (23), uma palestra para cerca de 140 estudantes da Escola Estadual Brigadeiro Eduardo Gomes, localizada em Boa Viagem. Os estudantes vencedores da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR) 2015 - Maryllia Willyane Félix, Emerson Almeida e Gabriel Loureiro - também estiveram presentes para socializar suas experiências com a robótica e falar sobre suas participações no campeonato. O secretário-executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz do Santos, participou do encontro.

Após os docentes falarem sobre os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e apresentarem as três linhas de robótica utilizadas na rede municipal de ensino do Recife, foi a vez do aluno Ryan Vinícius, 14 anos, do 9º ano da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, localizada nos Torrões, contar sua experiência. O estudante, que atuou como monitor da equipe campeã nacional, falou da sua preparação para a OBR, motivando ainda mais os alunos da Escola Estadual. "Não imaginava que me interessaria tanto pela área", disse. Em seguida, o robô humanoide NAO se apresentou, animando a todos.

Segundo Cid Espíndola, o objetivo da palestra foi disseminar as produções dos alunos da rede municipal, buscando despertar o interesse de muitos outros. “Nosso foco é expor as vivências. Essa palestra é um relato do nosso trabalho”, relatou o docente. Para a professora de Língua Portuguesa Daniele Lima, essa é uma oportunidade de mostrar aos estudantes que eles também podem trabalhar com robótica. “A proposta é incentivar os estudantes e mostrar a importância da tecnologia. Muitos alunos almejam trabalhar com o tema e queremos mostrar a eles que também são capazes”, destacou Daniele.

Estudante do 9º ano da Escola Estadual, Jonas Sovran gostou muito da palestra e disse ter se interessado pela robótica. "Esta palestra foi muito importante para mim e me ensinou muita coisa, inclusive que esse futuro não é tão distante. Nunca me imaginei trabalhando com robótica, mas depois da palestra me interessei demais pelo assunto”, avaliou o aluno.