Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 24.11.16 - 12h50

Matrículas da rede municipal do Recife começam na próxima segunda

img_alt

Pais e responsáveis devem garantir vaga do aluno pelo site até o dia 9 de dezembro (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

As matrículas da rede municipal de ensino do Recife começam na próxima segunda-feira (28). São mais de 15 mil vagas para turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Os novatos interessados em estudar em uma das 309 escolas, creches e creches-escolas da Prefeitura do Recife têm até o dia 9 de dezembro para reservar, pela internet, uma vaga para o ano letivo de 2017. O site www.recife.pe.gov.br/matriculaonline poderá ser acessado por computador, tablet ou celular, a partir das 8h da segunda. Ao confirmar a escola escolhida no site, a vaga já fica reservada, mas o responsável pelo estudante cadastrado no sistema online de matrícula deverá comparecer à unidade de ensino solicitada para levar os documentos e fazer a confirmação da matrícula, entre os dias 12 e 16 de dezembro.

No site, o aluno ou responsável deve informar a série que pretende cursar. A partir daí, o sistema mostrará as opções de escolas mais próximas que dispõem de vagas. Também existe a possibilidade de filtrar as opções para que sejam mostradas apenas as unidades em um determinado bairro. Para saber qual a escola ou creche mais próxima, é possível consultar o mapa disponível no site da matrícula. "Para garantir vaga na unidade de ensino de sua preferência, é importante acessar o site o mais rápido possível. Quanto mais os interessados demorarem a fazer a reserva, menos opções estarão disponíveis", alerta o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira. 

Quando o processo for concluído, o estudante deve imprimir o comprovante de reserva de vaga para levar à escola na fase de confirmação de matrícula, junto com a documentação. Quem não tiver impressora pode salvar o número de protocolo, gerado ao final do processo de reserva, para ter acesso ao comprovante em outro momento. Depois, o estudante ou responsável poderá clicar na aba “consultar estudante”, digitar o número do protocolo e imprimir ou apresentar esta numeração na escola no período de confirmação de matrícula. 

Quem tiver dificuldade de acesso à internet pode fazer a matrícula nos computadores de uma das 36 escolas municipais de Anos Finais do Ensino Fundamental ou em uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Esses polos de matrícula funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e os endereços estão disponíveis no site da matrícula. Em caso de dúvida, os estudantes e responsáveis podem ligar para o 0800.200.6565. O atendimento telefônico já está disponível das 8h às 18h, também de segunda a sexta-feira. A partir da segunda (28), o atendimento será até às 20h. Outra opção é enviar e-mail para matriculaonline@recife.pe.gov.br.

EDUCAÇÃO ESPECIAL - Na hora da matrícula online, também é preciso informar se o estudante tem algum tipo de deficiência. Atualmente, os mais de 3.700 alunos com deficiência matriculados na rede municipal de ensino do Recife têm aula nas salas regulares, junto com os demais estudantes da rede municipal. Já os alunos surdos devem priorizar a matrícula nas sete escolas que têm salas bilíngues, onde eles vão aprender Libras como primeiro idioma e português como segunda língua. Dessa forma, eles terão aulas de todas as disciplinas com professores que sabem Libras, eliminando a necessidade de intérprete. As escolas municipais que têm salas bilíngues são: Padre Antônio Henrique (Derby), Mário Melo (Campo Grande), Rozemar de Macedo Lima (Casa Amarela), Vila Santa Luzia (Cordeiro), Governador Miguel Arraes de Alencar (Estância), Cristiano Cordeiro (Cohab/Ibura) e Karla Patrícia (Boa Viagem).

DOCUMENTAÇÃO - Entre os dias 12 e 16 de dezembro, o aluno ou responsável precisará ir à escola para de fato confirmar a matrícula e comprovar os dados colocados no site. É necessário apresentar comprovante da reserva de matrícula online, documento de transferência da escola de origem, duas fotos 3x4 recentes e cópias da certidão de nascimento ou RG, carteira de vacinação, cartão do SUS e comprovante de residência. Os beneficiários do Bolsa Família também devem levar cópia do Número de Identificação Social (NIS). Os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) ainda devem apresentar o CPF, pois precisarão dele para retirada do Passe Livre Recife, que dá direito a 70 passagens de ônibus por mês.

O secretário municipal de Educação destaca que os estudantes e responsáveis não precisam madrugar nas unidades de ensino para garantir a vaga. "Se a pessoa conseguiu fazer a reserva no site é porque a vaga existe; ninguém vai tirá-la do aluno. O estudante só perde a vaga se a matrícula não for confirmada presencialmente entre os dias 12 e 16. Na internet, só é feita a reserva da matrícula. A vaga só é garantida depois da apresentação dos documentos na escola. Quem não fizer isso perde a vaga", explicou Jorge Vieira.