Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 24.11.16 - 19h19

PCR apresenta políticas do clima com atividades interativas no Festival uPlanet

Estande da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife estará aberto ao público de 25 a 27/11 no evento, no Bairro do Recife

 

Quem visitar o estande da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) no uPlanet, festival sobre economia de baixo carbono que começa sexta (25/11), poderá conhecer, de forma interativa, as políticas do clima da cidade. No evento, que segue até domingo (27) na Avenida Rio Branco, Bairro do Recife, estará disponível um painel sobre as políticas de baixo carbono do Recife. Além disso, os visitantes podem fazer passeio em realidade virtual pelo Projeto Parque Capibaribe e conhecer o Programa de Educação Ambiental do município. O Barco-Escola da PCR também estará no evento com passeios guiados pelo Rio Capibaribe, em volta do Bairro do Recife.

O uPlanet é realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) com parceiros e propõe debater soluções inovadoras para uma economia de baixo carbono. No evento, a Prefeitura do Recife, através da SMAS, apresentará iniciativas que vêm contribuindo para reduzir as emissões de CO² no município, como o Parque Capibaribe. Também montou um painel interativo para mostrar as ações da cidade que reduzirão as emissões de gases do efeito estufa: é o projeto Urban LEDs, em parceria com o Instituto ICLEI.

No estande da SMAS, o público poderá utilizar óculos rift para conhecer como será o Parque Capibaribe, em um passeio em realidade virtual. Fruto de convênio entre a Prefeitura do Recife e a UFPE, o projeto prevê transformar 30 quilômetros de margens do Rio Capibaribe em uma via-parque. O objetivo é reduzir as emissões de carbono implementando passeios, 45 km de ciclovias e a elevação da taxa de área verde pública da cidade para 20 m² por habitante em 2037, quando o Recife completa 500 anos. O Parque Capibaribe alcançará 7.250 hectares em 35 bairros, chegando a 400 mil habitantes.

TED – A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Inamara Mélo, será uma das participantes do painel sobre Justiça Climática, a partir das 18h de sábado (26), na Avenida Rio Branco. No domingo (27), conduzirá uma palestra TED sobre o Parque Capibaribe, a partir das 17h30, no mesmo local.

CULTURAL – Além das discussões sobre o tema envolvendo gestores públicos, empreendedores, pesquisadores e artistas, o festival traz atividades culturais para todas as idades. Na sexta (25), educadores realizarão a leitura dramatizada dos cordéis com a Turma Mangue e Tal, personagens do Programa de Educação Ambiental da PCR.

POLÍTICA – Sancionada em abril de 2014, a Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas do Recife (Lei Nº 18.011/2014) estabelece instrumentos para a implementação, em nível municipal, de ações sustentáveis e de enfrentamento ao aquecimento global. Uma das determinações é a de que, a cada dois anos, seja apresentado o inventário de emissões da Prefeitura do Recife.

A partir do primeiro inventário, finalizado em abril de 2014, foi feito o Plano de Baixo Carbono, que tem por objetivo reduzir as emissões das principais fontes de gases do efeito estufa. No início de 2015, foi lançado o 1º Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa da Cidade do Recife.