Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 24.11.16 - 15h49

PCR promove uma série de ações nos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

img_alt

 

Rodas de diálogos, seminários, cine debates em diversas comunidades são algumas das atividades que marcam o período de mobilização

 

A partir desta sexta-feira (25), tem início os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, um movimento internacional que visa chamar a atenção da sociedade para o combate à cultura do machismo e ao feminicídio. No sábado (26), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, inicia uma série de atividades que seguem até o dia 10 de dezembro. Rodas de diálogos, oficinas, cine debates, seminários e divulgação dos serviços de prevenção e enfrentamento à violência de gênero são algumas das ações que acontecerão em associações comunitárias, Upinhas, mercados públicos e parques. A programação completa está disponível no site da Prefeitura.               

O Parque Santana é o primeiro a receber a maratona de atividades. No sábado, das 15h às 17h, a equipe técnica da SecMulher irá divulgar as ações da pasta e realizar oficinas de prevenção à violência de gênero. Além do Santana, serão contemplados, no decorrer da programação, os parques da Macaxeira, Jaqueira, Dona Lindu e Baobá. As rodas de diálogo começam no dia 28, das 9h às 12h, em Upinhas, associações comunitárias, Centros de Assistência Social (CRAS), Hospital da Mulher e  no Compaz do Alto Santa Terezinha.  

No dia 29, haverá o II Seminário Maria da Penha vai à Escola - Por uma Educação Não Sexista, Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena. O evento visa debater, em parceria com a Secretaria de Educação do Recife, as relações de gênero nas escolas municipais e apresentar um balanço de dois anos de atuação do projeto. O seminário é voltado para educadores e tem início às 13h.  

Em dezembro, têm início os cine debates sobre violência doméstica e familiar contra a mulher em associações comunitárias e CRAS. No dia 1, a partir das 13h, é a vez do I seminário " A importância da prevenção à violência de gênero: dialogando para fortalecer as mulheres", do Centro da Mulher Metropolitana Julia Santiago em parceria com o Núcleo de Apoio à Mulher do Ministério Público de Pernambuco (MMPE). O evento é aberto e ocorrerá no auditório do MPPE, localizado no bairro da Boa Vista. 

A divulgação dos serviços da pasta nos mercados públicos da Boa Vista, Encruzilhada, São José e Madalena começam a partir do dia 2 de dezembro, das 9h às 11h. A Secretaria também participará da Jornada de Direitos Humanos, da pasta de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife. 

16 DIAS DE ATIVISMO - O movimento internacional tem início no dia 25 de novembro e segue até o dia 10 de dezembro. Existe desde 1991, por iniciativa do Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL), e conta com a participação de mais de 150 países. A campanha tornou-se uma das mais importantes estratégias de mobilização e sensibilização da sociedade para igualdade de gênero e o fim da violência contra a mulher.