NOTÍCIAS

Mobilidade | 25.01.16 - 12h17

Faixa Azul da Conselheiro Aguiar já está funcionando

img_alt

Prefeito Geraldo Julio acompanhou abertura do corredor exclusivo para ônibus, que vai beneficiar 39 linhas e aproximadamente 150 mil passageiros por dia. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)

 

A Faixa Azul instalada na Avenida Conselheiro Aguiar, na Zona Sul da cidade, já está em funcionamento. Este é o quinto corredor exclusivo para o transporte público em operação no Recife. A implantação desta faixa foi viabilizada com a abertura da pista leste da Via Mangue, no sentido Boa Viagem/Centro, na última quinta-feira (21). No total, 39 linhas de ônibus, que transportam cerca de 150 mil passageiros por dia, serão beneficiadas. O prefeito Geraldo Julio acompanhou o início da utilização do serviço pelos usuários.

A ação foi realizada pela Prefeitura do Recife através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). A Faixa Azul da Avenida Conselheiro Aguiar tem início no cruzamento com a Rua Barão de Souza Leão e se estende até a Avenida Antônio de Goes, na altura do túnel Josué de Castro (túnel do Pina), somando mais 5,8 quilômetros de prioridade para o transporte público na cidade.

“Estamos multiplicando os efeitos da Via Mangue. Lá estão passando cerca de 70 mil carros por dia, com aproximadamente 150 mil pessoas beneficiadas. Mas aqui na Faixa Azul serão mais 150 mil passageiros todos os dias também. Temos o benefício para o transporte individual na Via Mangue e para o transporte coletivo na Faixa Azul. É muita gente perdendo menos tempo no trânsito e podendo chegar em casa mais cedo", detalhou Geraldo Julio.

A exemplo das outras faixas azuis implantadas na Avenida Mascarenhas de Moraes, Avenida Engenheiro Domingos Ferreira e nas ruas Cosme Viana e Real da Torre, a faixa da Avenida Conselheiro Aguiar funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Juntas, elas beneficiam cerca de 500 mil usuários do transporte público diariamente.

Cerca de 110 placas de sinalização foram colocadas em toda a extensão do corredor, além da sinalização horizontal, regulamentando a nova Faixa Azul. Os ônibus podem realizar a ultrapassagem pela faixa mista quando outro coletivo estiver parado para embarque e desembarque de passageiros. Já os demais veículos poderão entrar no corredor apenas quando forem acessar lotes ou realizar o giro à direita.

A CTTU irá realizar um trabalho de orientação aos condutores até o dia 1º de fevereiro. Após esse período, aqueles que forem flagrados transitando irregularmente na Faixa Azul serão autuados e receberão multa gravíssima, no valor de R$ 191,54 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A fiscalização será inicialmente realizada pelos agentes de trânsito e, posteriormente, por equipamento eletrônico. Os táxis com passageiros estão autorizados a utilizarem a faixa. Já a partir de hoje, agentes estão monitorando a via.

FAIXA AZUL - Com a implantação da Faixa Azul da Avenida Conselheiro Aguiar, a atual gestão alcança a marca de 29,1 quilômetros de faixas exclusivas implantadas. Agora, no total, Recife passará a ter 50,3 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus. A ação beneficia, diariamente, mais de 500 mil usuários de transporte público, que passaram a ter o tempo de viagem reduzido significativamente como ocorre no percurso realizado na Faixa Azul da Avenida Herculano Bandeira/Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, onde a velocidade média dos coletivos aumentou 118%, passando de 11.5 km/h para 24.1 km/h.